Efeito Sanfona: entenda como emagrecer de vez!
O maior medo de quem consegue emagrecer e atingir o peso ideal é recuperar os quilos perdidos e ver todo o seu esforço indo embora.
O eterno emagrece e engorda recebe o nome de efeito sanfona e acontece frequentemente com pessoas que seguem uma dieta até chegar ao corpo desejado e, logo depois, voltam aos velhos hábitos que as levaram a ganhar peso anteriormente.
Contudo, tomando algumas medidas, é possível manter o corpo em forma e com mais saúde para toda a vida. E é sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe!
Afinal, o que é o efeito sanfona?
Ele é caracterizado pela oscilação extrema do peso e da gordura corporal, ou seja, a pessoa emagrece enquanto faz a dieta, porém, volta a engordar quando descuida da alimentação e das atividades físicas. Pode ocorrer várias vezes e, por isso, tem o nome de efeito sanfona.
Por que acontece?
O número de células de gordura no corpo se dá na infância e na juventude, logo, a pessoa que é obesa nessa fase da vida tem mais dessas células do que a magra. Sendo que, no emagrecimento, as células de gordura somente esvaziam e não diminuem em quantidade.
Além disso, o organismo tem memória do peso corporal e quer voltar a ter o maior peso, como forma de sobrevivência, o que gera a estocagem de gordura.
Por esses motivos, o ganho do peso eliminado é tão comum, caso a pessoa volte a se alimentar como antes.
Quais são os prejuízos para a saúde?
Os prejuízos do efeito sanfona vão além da estética, como flacidez, estrias e celulite. Ele traz riscos de problemas cardíacos, aumento do colesterol e da pressão arterial.
Com ele, o pâncreas sofre para manter os níveis de glicose sanguínea, podendo levar à diabetes pelo desgaste ao longo dos anos.
Já o organismo, em geral, fica desregulado e em constante estado de alerta, diminuindo a queima calórica e favorecendo a perda de massa magra.
Como evitá-lo?
Com atitudes tomadas no dia a dia, é possível reverter o efeito sanfona e manter o corpo saudável. A seguir, vamos falar sobre elas.
Alimentação equilibrada
As dietas restritivas e que promovem grande perda de peso são um atrativo para as pessoas que querem emagrecer.
No entanto, quando se restringe um grupo de alimentos, a probabilidade de a pessoa se descontrolar na alimentação e abandonar a dieta é enorme.
Uma alimentação saudável e sem grandes restrições alimentares é ideal para evitar a recuperação dos quilos que foram perdidos.
Exercícios físicos
As atividades físicas são essenciais para a queima de gordura e o ganho de massa muscular, prevenindo doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras. Por isso, é tão importante fazer exercícios regularmente.
Suplementos alimentares
Os suplementos alimentares são substâncias que complementam a alimentação e trazem benefícios à saúde. Podem ser feitos de aminoácidos, vitaminas, ácidos graxos e outras.
São utilizados como aliados durante e após o processo de emagrecimento e, para isso, é imprescindível a orientação de um médico ou nutricionista para a prescrição do suplemento adequado.
Ajuda profissional
Ter o acompanhamento médico, nutricional e físico vai dar todo o suporte necessário para você perder peso com saúde e evitar o efeito sanfona.
Portanto, procure profissionais que passem confiança, pois eles serão seus maiores incentivadores para conquistar o corpo desejado.
Mudança para a vida
A pessoa deve ter em mente que, para emagrecer e manter o peso, tem que ser feita uma mudança no estilo de vida, deixando de lado os hábitos ruins, que a fizeram engordar, e adquirindo novos e saudáveis.
Dessa forma, é possível evitar o efeito sanfona, ter mais saúde e qualidade de vida.
Gostou do nosso post e quer saber mais sobre saúde e bem-estar? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!
Onde encontrar?
Produtos para emagrecer? você encontra aqui.