Suplementação com Vitamina D3 é essencial para a saúde

Certamente você já ouviu que tomar sol faz bem, correto? E isso é verdade, já que o corpo passa a produzir vitamina D3 — que é essencial para a nossa saúde — quando nos expomos à luz solar. Entretanto, como nem todos têm disponibilidade para isso, é importante que essa substância seja ingerida por meio de suplementos alimentares.

A carência de vitamina D3 provoca uma série de complicações à saúde, pois ela controla cerca de 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular.

Neste post, trazemos mais informações sobre a substância, quais seus benefícios e o que decorre de sua falta no organismo. Para saber mais, continue a leitura!

O que é vitamina D3?

A vitamina D3, também denominada colecalciferol, é um hormônio esteroide lipossolúvel produzido pelo organismo quando exposto a índices adequados de luz solar. Não deve ser confundida com a vitamina D2, apesar de ambas fazerem parte do complexo de vitamina D.

Afinal, a D2 é produzida por cogumelos e plantas expostos à luz solar. Na fabricação de suplementos, ela pode se degradar durante o armazenamento. Portanto, antes de adquirir um suplemento de vitamina D, certifique-se de que é a D3. Desse modo, os benefícios do composto serão assegurados.

Qual a importância da vitamina D3 para a saúde?

Para manter o bom funcionamento do organismo e para que ele consiga combater as doenças com maior efetividade, é essencial manter os níveis adequados de vitamina D3. Quando são atingidos níveis ideais da substância no corpo, muitos benefícios podem ser observados e, entre eles, estão incluídos os seguintes:

  • fortalecimento dos ossos: evita a osteoporose em adultos, ajuda no crescimento infantil e estimula uma maior densidade dos ossos;
  • manutenção da saúde cardiovascular: ajuda na elasticidade das paredes arteriais;
  • melhora do humor e aumento da disposição: pessoas com deficiência da vitamina podem desenvolver quadros de depressão;
  • favorecimento do sistema imunológico: ao aumentar a imunidade, mantém o corpo protegido contra diversas doenças;
  • controle dos níveis hormonais: nos homens, estimula a produção de testosterona; nas mulheres, de estrogênio;
  • contribuição com a perda de peso: quanto mais altos os níveis de vitamina D3 no organismo, mais intensa é a queima de gordura;
  • prevenção de alguns tipos de câncer: principalmente os de cólon, mama e reto.

Quais os sintomas da falta de vitamina D3?

Para atestar a carência de vitamina D3, são necessários exames de sangue. No entanto, determinados sintomas podem indicar a falta. Fique atento a eles:

  • perda de cabelo;
  • problemas estomacais;
  • imunidade baixa;
  • suor na cabeça;
  • dor nos ossos e fraqueza muscular;
  • cansaço e fadiga;
  • dificuldade de cicatrização.
[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Onde encontrar a vitamina D3?

O sol é a maior fonte de vitamina D3. Então, é recomendado ficar cerca de 10 minutos ao sol antes das 10 horas. Nos alimentos, ela está presente nos peixes de água salgada — como sardinha, atum, salmão, arenque —, nos ovos, na carne e no leite e seus derivados. Entretanto, não é fácil manter os níveis corretos só por meio do sol e de uma dieta equilibrada e, por isso, muitas vezes é necessário o consumo da substância em suplementos alimentares.

Enfim, a vitamina D3 é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Quando em falta, pode causar problemas graves, inclusive a depressão. Assim, é importante manter os níveis adequados da vitamina no corpo, com a exposição solar uma boa alimentação e também com sua suplementação.

Gostou do post? Quer saber mais sobre saúde, bem-estar e dicas incríveis de treino? Então assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma de nossas publicações!

Onde encontrar?

Você encontra este produto clicando neste link.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.