Esteira antes ou depois do treino: qual a melhor opção?

A esteira é aquele equipamento clássico quando o assunto é exercício físico. Enquanto uns adoram, outros contam os minutos para se livrar dela. Seja qual for o caso, uma dúvida costuma ser comum entre todos os usuários: usar a esteira antes ou depois do treino?

Essa também é sua dúvida? Então, continue a leitura e confira a melhor decisão de acordo com o seu objetivo!

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Por que o exercício aeróbico é importante?

Nas atividades aeróbicas, o corpo precisa de oxigênio para a execução, pois ele é o responsável por auxiliar na produção de energia que esse treino requer. São exercícios que promovem a desejada queima de gordura corporal e ainda ajudam a ganhar resistência física.

Sua importância está relacionada à melhora do funcionamento do coração e do sistema respiratório, além da prevenção de doenças como artrite, hipertensão, diabetes e osteoporose. É comum que a esteira seja o exercício mais lembrado, porém, na lista de aeróbicos, também estão inclusos corrida, caminhada, dança e bicicleta.

Quais os benefícios do aeróbico?

Eles são muitos e vão além da perda de peso e da manutenção das medidas corporais, possibilitados pela constante movimentação do corpo e gasto intenso de calorias. Os demais benefícios são:

  • redução da fadiga;
  • melhora da resistência corporal;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • redução do risco de doenças crônicas;
  • controle do açúcar no sangue;
  • melhora da pressão arterial;
  • aumento do fluxo sanguíneo para o corpo;
  • fortalecimento dos músculos.

Para além de todos esses benefícios físicos, o aeróbico também promove relaxamento e reduz a ansiedade. Acredita-se, também, que 30 minutos de prática, 3 vezes por semana, reduz o declínio cognitivo.

Qual o momento ideal para fazer esteira?

Tudo depende do seu objetivo. O que você deseja: melhorar a resistência, perder peso, ficar mais forte? A resposta é o que vai esclarecer o momento ideal para fazer a esteira. Afinal, essa escolha vai ter um impacto relevante nos resultados.

Antes do treino

Começar com o cardio é a recomendação para quem busca apenas manter a forma. É uma escolha que ajuda a aquecer o corpo para a movimentação que virá após. Afinal, ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo nos grupos musculares, além de prepará-los. Seu objetivo é melhorar o condicionamento cardiovascular? Então, invista sem medo no aeróbico primeiro.

Depois do treino

É a escolha ideal para quem deseja criar músculos. O motivo? É melhor priorizar o levantamento de peso devido à energia que esse tipo de treino exige. Assim, primeiro você faz a musculação e executa corretamente os exercícios, com menor risco de fadiga.

O aeróbico após a musculação também é uma boa ideia para quem busca perder peso. Segundo uma pesquisa publicada recentemente, fazer exercício aeróbico depois da musculação é responsável por queimar mais calorias durante os primeiros 15 minutos.

Fazer a esteira antes ou depois do treino não é uma decisão aleatória. Como vimos, cada opção tem suas indicações e levá-las em conta é essencial para garantir o resultado desejado. Além disso, consultar um especialista é sempre uma boa ideia para montar o melhor treino de acordo com seus objetivos.

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