Estresse no trabalho e as melhores dicas para você relaxar

O estresse no trabalho é uma condição que afeta muita gente. Enfrentar o trânsito, a pressão de cumprir metas e as inúmeras atividades do dia a dia são fatores que podem desencadear essa doença ocupacional de maneira grave, inclusive.

E para além dos problemas de saúde, você ainda passa a lidar com a falta de motivação e a redução de produtividade, o que impacta diretamente seu desempenho e nos resultados da empresa.

Sendo assim, o que fazer para relaxar e ter uma rotina mais tranquila? Veja, a seguir, algumas dicas que contribuem para essa missão.

1. Respeite seus próprios limites

A primeira regra para afastar o estresse no trabalho é respeitar seus próprios limites. Será que adianta mesmo fazer uma infinidade de horas extras ou perder o horário de almoço várias vezes na semana?

A atividade pode até ser resolvida, mas, com certeza, não terá a mesma qualidade na entrega. Você ficará mais cansado e saturado, o que afeta as atividades seguintes. O excesso de funções é prejudicial de todas as formas possíveis. Não force mais horas de trabalho do que o período comercial propõe.

2. Otimize as formas de comunicação

A falta de comunicação é um dos principais pontos que causam estresse no trabalho. Se você fala e não é ouvido ou não consegue conversar de forma clara e objetiva com seus colegas, ficará constantemente irritado e frustrado.

Tente interagir sempre com educação, se abrir a respeito de prazos e buscar um consenso caso algum desentendimento aconteça. Ter calma para visualizar o lado de todas as partes envolvidas no processo também é fundamental.

3. Defina suas prioridades

Algo que ajuda bastante a afastar situações de estresse é definir suas prioridades. Isso pode ser feito por dia, por semana e por mês.

Com essa organização, você saberá exatamente o que demanda senso de urgência e o que pode ficar para depois. Do contrário, fará somente as atividades fáceis primeiro e terá que lidar com acúmulos mais tarde, o que gera desconforto e pressa para resolver.

4. Aprenda a delegar tarefas

Você não tem e não deve fazer tudo sozinho! Ainda mais se está em um cargo de liderança. É muito importante aprender a delegar tarefas e dividir responsabilidades sempre que possível.

Lembre-se de que você está em um ambiente com pessoas capacitadas e qualificadas. Ou seja, elas saberão exatamente o que fazer para dar conta das tarefas. Confie nelas e faça um excelente trabalho em grupo.

5. Cuide de sua saúde para afastar o estresse no trabalho

De nada adianta ter um comportamento exemplar no trabalho, mas não aplicar o mesmo cuidado na vida pessoal. A sua saúde deve vir em primeiro lugar, para que seu corpo e sua mente sigam alinhados.

Mantenha uma alimentação equilibrada, beba muita água, encontre um horário para fazer exercícios físicos, durma pelo menos 8 horas por noite. As orientações parecem básicas, mas acredite: elas fazem toda a diferença em sua disposição e humor.

E não se esqueça: caso você identifique picos frequentes de estresse no trabalho, não adie o tratamento. Essas providências ajudam a amenizar a sensação, mas o apoio médico também pode ser necessário.

Para se aprofundar no assunto, confira também quais são os principais tipos de estresse e aprenda a se cuidar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.