Saiba como escolher o melhor fator de proteção solar para sua pele

Você já parou para pensar se está usando o filtro solar certo para o seu tipo de pele? Com a chegada do verão, período em que os raios solares ficam mais fortes, é ainda mais importante escolher o fator de proteção solar ideal para evitar queimaduras, manchas e câncer de pele.

Pensando nisso, no post de hoje, separamos algumas dicas para que você saiba como encontrar o filtro solar correto para o seu caso. Continue a leitura e descubra como aproveitar a época mais quente do ano sem danificar a sua pele. Vamos lá?

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Como o protetor solar funciona?

Essa fórmula, desenvolvida para fazer proteção solar, age bloqueando os raios UVA, que atingem a derme e são responsáveis pelo envelhecimento, e UVB, que alcançam somente a epiderme, causando vermelhidão e queimaduras.

O efeito protetor do produto pode ocorrer de duas diferentes maneiras:

  • nos filtros físicos, compostos por substâncias inorgânicas, não absorvidas pela pele, a radiação solar é refletida e, assim, não é absorvida;
  • nos filtros químicos, formulados com ativos orgânicos, absorvidos pela epiderme, os raios solares são absorvidos por esses componentes e, posteriormente, refletidos, impedindo que eles provoquem danos.

A ação do produto também varia de acordo com o fator de proteção solar, ou FPS, descrito no rótulo. A aplicação de um produto com FPS 15, por exemplo, permite que uma pessoa fique exposta por um tempo até 15 vezes maior ao sol, sem que sua pele fique vermelha.

Qual o fator de proteção solar ideal para cada pele?

A lógica é simples: pessoas com a pele mais clara, que ficam vermelhas muito rápido quando expostas ao sol, precisam usar um protetor solar com FPS mais alto. Isso acontece por causa da baixa quantidade de melanina presente na pele, que atua como um filtro solar natural. Neste caso, é importante investir em um produto com FPS 50 ou mais, para o rosto e corpo.

Enquanto isso, pessoas morenas ou negras, que têm maior quantidade de melanina na pele, ficam vermelhas com maior dificuldade. No entanto, isso não significa que os raios solares não causam problemas. Por isso, é muito importante que elas também utilizem o protetor solar, que pode ser de um FPS mais baixo, como 15 ou 30.

Existem outras diferenças nos filtros?

Além da diferença no FPS, os protetores também apresentam algumas peculiaridades em suas formulações, e você deve ficar atento para escolher o tipo ideal para a sua pele. Entre elas, podemos destacar as fórmulas:

  • oil free: sem óleo na composição, esse tipo de protetor é ideal para peles oleosas;
  • cremosos: com maior quantidade de substâncias oleosas, esses filtros são adequados para peles secas;
  • toque seco: com efeito mate, esse tipo de filtro é o mais recomendado para a face, pois evita aquela aparência grudenta que surge ao longo do dia.

Para o corpo, produtos mais fáceis de aplicar, como as versões em spray, estão disponíveis nas farmácias — tudo para que o momento de aplicação não seja cansativo e incentive você a utilizá-lo com frequência.

Falando nisso, não é só no verão, enquanto você está na praia ou na piscina, que o filtro é indispensável! Este produto deve ser aplicado em todas as estações do ano, inclusive em ambientes fechados e dias nublados. Afinal, os raios solares estão constantemente atingindo a sua pele e, por conta disso, é importante se proteger sempre!

Agora que você já sabe como escolher o fator de proteção solar ideal, não deixe de incluir o filtro na sua vida — isso é essencial para que você se proteja de manchas, do envelhecimento precoce, queimaduras e doenças sérias, como o câncer de pele.

Não se esqueça também de assinar a nossa newsletter para ficar sempre por dentro dos melhores conteúdos sobre saúde e beleza. Aproveite!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.