Filmes sobre esportes: 5 sugestões incríveis para você se inspirar

O esporte, entre várias outras coisas, significa inspiração para superar obstáculos, indo além dos próprios limites. Quem é apaixonado por atividade física e gosta de se desafiar dia após dia entende muito bem o valor de pequenos momentos que representam grandes conquistas. Nada melhor, então, do que aliar isso tudo ao cinema!

Ao longo das últimas décadas, inúmeros filmes sobre esportes ganharam fama global, dando luz a dramas, polêmicas, preconceitos, lutas e emoções. Continue a leitura deste post e confira 5 sugestões de produções marcantes!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

1. Forrest Gump (1994)

”Run, Forrest, run!”. Até mesmo quem nunca foi fã de cinema deve conhecer essa frase. Ela marcou “Forrest Gump“, obra clássica produzida nos Estados Unidos na primeira metade da década de 90. Na história, vivida nos anos 60 e 70, Tom Hanks é o protagonista Forrest.

Sempre zanzando pelo país, Forrest presencia alguns dos acontecimentos mais importantes nacionalmente, como a Guerra do Vietnã e o caso Watergate. O personagem tem na corrida uma virtude primordial, daí a relação com o esporte. ”Forrest Gump” venceu o Oscar em três categorias e está disponível na Netflix.

2. Coach Carter: Treino para a Vida (2005)

A intrínseca ligação entre esporte, disciplina e a vida em geral é o pano de fundo desta grande obra. Lançado em 2005 e hoje também no catálogo da Netflix, “Coach Carter” tem base em fatos, contando a experiência de Ken Carter, homem que vira técnico do time de basquete da mesma escola onde estudou quando criança.

Carter era dono de uma loja de artigos esportivos e, de repente, passa a impressionar com sua capacidade de gestão de pessoas para a formação de uma equipe competitiva. A rigidez do treinador, aliás, transcende os limites do sucesso dentro das quadras: apesar de levar os garotos à conquista de vários torneios, o treino para a vida é o mais relevante.

3. Raça (2016)

Em 1936, a ascensão do regime nazista na Alemanha de Adolf Hitler era clara e já enraizada. Nos Jogos Olímpicos daquele ano, realizados justamente em Berlim, porém, havia um atleta histórico sedento não só pela medalha, mas pela vontade de se manifestar contra o racismo explícito incentivado pelo chefe do país-sede.

Jesse Owens, negro nascido nos Estados Unidos, conquistou quatro medalhas de ouro no atletismo, tornando-se o primeiro atleta a levar tantas para casa em uma edição dos Jogos. Diante dos olhos de Hitler e de um estádio lotado, ele correu também contra a opressão imposta pela teoria de supremacia da raça ariana. “Raça” está disponível na Netflix.

4. Jamaica Abaixo de Zero (1993)

Talvez você já tenha visto o filme até mais de uma vez na Sessão da Tarde. Esse é um dos principais filmes sobre esportes da história, um clássico que não pode ficar de fora da lista. “Jamaica Abaixo de Zero” conta a trajetória da equipe jamaicana de bobsleigh nas Olimpíadas de Inverno de 1988.

Apesar da descrença em resultados positivos, a seleção jamaicana, liderada por Derice Bannock, velocista que não conseguiu vaga nos Jogos de Verão daquele mesmo ano, tem uma autoconfiança inabalável. “Jamaica Abaixo de Zero” é sobre esporte e, acima de tudo, sobre superação.

5. 100 Metros (2016)

Basta acessar a Netflix para conferir essa produção que mostra o poder do esporte como instrumento de superação de barreiras. Diagnosticado com esclerose múltipla aos 35 anos, em 2004, o publicitário espanhol Ramón Arroyo decide desafiar as previsões sobre as limitações impostas pela doença.

Ao ouvir de outro paciente que não conseguiria caminhar nem 100 metros, ele dá início a uma jornada incrível vinculada ao esporte. O filme está disponível na Netflix e mostra como Ramón deixa os problemas para trás e chega a concluir um Ironman, prova de triathlon mais famosa do mundo.

A diversidade de estilos nesses filmes sobre esportes evidencia o papel social desempenhado por ele. São demonstrações de que a determinação pode nos levar longe, eliminando crenças limitantes e guiando trajetórias de sucesso, de diferentes maneiras e em inúmeros contextos. Esporte é vida!

Assista aos filmes que ainda não conferiu e aproveite a visita ao blog para compartilhar o post nas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.