Gordura localizada: veja 3 vilões e saiba como evitar!

Muita gente acredita que reduzir o percentual de gordura localizada é algo apenas estético, mas isso não é verdade. Essa ação é importante para a obtenção de um corpo mais saudável e para evitar diversos problemas de saúde.

O excesso de gordura costuma se acumular em locais específicos do corpo, como costas, quadris e barriga. Isso pode ocorrer por causa de deficiências hormonais e dietas exageradas, resultando em uma pior qualidade de vida.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer os principais vilões da gordura localizada e como evitá-la. Boa leitura!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Malefícios da gordura localizada

Em geral, a gordura se acumula abaixo da pele, chamada gordura subcutânea, e entre os órgãos, denominada gordura visceral. Além do aumento de peso, a saúde é a principal prejudicada.

O acúmulo de gordura localizada pode ser o responsável pelo desenvolvimento de diversos problemas, como aumento da sobrecarga cardíaca, dores na coluna, diabetes, fadiga noturna, infarto, AVC, entre outros.

Hábitos que provocam o aumento de gordura localizada

1. Ingestão de pouco magnésio

O magnésio ajuda a regular os níveis de insulina e açúcar no sangue. Por isso, é importante incluir alimentos que sejam fontes desse mineral em, pelo menos, duas refeições diárias.

Invista em frutas como uva, banana e abacate; nozes e sementes como gergelim, castanha, amendoim e girassol; grãos e derivados como granola, aveia e gérmen de trigo; e ainda leite, grão-de-bico, soja, peixes, pão, batata, couve, espinafre e beterraba.

2. Sedentarismo

Mesmo que você coma pouco, é importante gastar calorias em atividades físicas, pois o ganho de peso acontece sempre que o consumo é maior que o gasto calórico. Além disso, a falta de exercícios favorece a formação de gordura localizada.

O sedentarismo reduz o metabolismo, fazendo com que mais gordura seja armazenada. Ele também piora o humor e colabora para o desenvolvimento de outros problemas, como a ansiedade, o estresse e a depressão.

3. Consumo de refrigerante

Além de conter muito gás, que causa a distensão do abdômen, os refrigerantes têm muito açúcar. O elevado teor da substância aumenta imediatamente os níveis de açúcar no sangue, o que leva a um pico de insulina.

Com isso, o corpo entende que é necessário armazenar esse excesso de açúcar como gordura em diferentes locais do corpo. Por outro lado, adoçantes artificiais em refrigerantes são substâncias químicas estranhas ao organismo, o que pode provocar inchaços repentinos e inflamações quando consumidos em grandes quantidades.

Dicas para evitar e perder gordura localizada

Perder gordura localizada de forma saudável e definitiva implica em uma mudança de hábitos que envolve reeducação alimentar e um novo estilo de vida. A melhor forma de ter resultados efetivos é investir em refeições balanceadas e ricas em alimentos naturais.

Outro ponto importante é investir na atividade física. Praticar exercícios adequados ajuda a acelerar a perda de gordura, aumenta o tônus muscular e fortalece o aparelho cardiovascular.

Diversos fatores são responsáveis pela gordura localizada e mudanças de hábitos são fundamentais para evitar os problemas de saúde decorrentes desse acúmulo. Por isso, é importante procurar ajuda profissional e se cuidar sempre.

Gostou do assunto e tem interesse em mais conteúdos sobre saúde e bem-estar? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.