Grandes grupos musculares: tire aqui todas as suas dúvidas

O corpo humano pode ser entendido e analisado a partir de diferentes níveis de organização. Células, órgãos e sistemas são os termos mais comuns quando se aborda o assunto. No entanto, o foco aqui será os grandes grupos musculares.

Responsáveis pela ligação entre nossos ossos (mas não apenas) e sistema nervoso, eles garantem os movimentos, preenchimento do corpo e estabilidade. Ou seja, são essenciais para a movimentação, estabilização das posições, transporte do sangue pelo organismo e também pelos movimentos respiratórios.

Curioso para saber mais sobre os grupos musculares e suas funções? Sabia que o sistema muscular é dividido em três tipos? Continue a leitura e esclareça essas dúvidas!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Músculos estriados

O chamado músculo estriado esquelético recebe esse nome devido às bandas claras e escuras que podem ser observadas na microscopia ótica. São voluntários, ou seja, controlados por nossa vontade e isso já nos indica outra característica: a relação com a movimentação do corpo. O movimento dos membros inferiores e superiores, por exemplo, depende desses músculos, os quais são controlados pelo sistema nervoso central.

O tecido muscular esquelético forma a maior parte de nosso corpo. Ao todo, são mais de 600 tipos de músculos com essa característica de contração voluntária, sendo cada um exerce uma função essencial. O tríceps, por exemplo, move o antebraço. Já o glúteo máximo e o abdutor longo são responsáveis pelos movimentos do quadril e joelho.

Para além destes, existem muitos outros músculos com funções como mastigação, movimento da coluna vertebral, movimentos respiratórios, entre outros. Basicamente, eles estão presentes dos dedos do pé ao couro cabeludo.

Músculos lisos

Conhecido também como músculo não estriado, é caracterizado por sua lenta e involuntária contração. O controle é realizado pelo sistema nervoso vegetativo, parte que controla funções como temperatura, digestão, respiração e circulação do sangue. Dessa forma, é o músculo presente nos órgãos internos como estômago, intestino e fígado, além dos vasos sanguíneos e pele.

As células musculares lisas são mais fortes se comparadas às esqueléticas. Para além disso, exigem menos energia do corpo. Algumas das funções desempenhadas por esse tipo de músculo são: fechamento de orifícios e transporte do quimo (produto da digestão que é formado no sistema digestório), regulação do fluxo de ar dos pulmões e do fluxo de sangue, entre outras.

Músculo cardíaco

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de músculo forma as camadas musculares do coração. Controlado pelo sistema nervoso vegetativo, sua contração é involuntária, vigorosa e sua principal função é bombear o sangue pelo corpo. É um tipo especializado que só pode ser encontrado nas paredes do coração. As células desse músculo, diferentemente de muitos outros tecidos, precisam de sangue para um bom desempenho das funções.

Agora, sabendo de tudo isso, você provavelmente está pensando na relação de seus treinos com os grandes grupos musculares e esse pensamento não está errado. Afinal, o sucesso dos treinos também está relacionado ao conhecimento que você busca sobre o assunto. Nesse sentido, é importante que você saiba da existência de uma relação entre suplementação e ganho de massa muscular.

BCAA e ZMA são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por fornecer nutrientes importantes para o ganho de massa de forma eficaz, além de potencializar os resultados dos treinos. No entanto, vale lembrar que os grandes grupos musculares requerem cuidado. Nesse sentido, a indicação médica pode ser útil para evitar problemas no futuro.

Gostou do assunto? Ficou com vontade de inserir a suplementação em sua rotina? Então, confira nossas opções disponíveis que podem ajudar na definição muscular!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.