Há muitas vantagens em ter o metabolismo acelerado. Saiba quais!

É muito provável que quem está buscando emagrecer ou levar uma vida saudável já tenha ouvido sobre os benefícios do metabolismo acelerado.

Com a promessa de conquistar mais agilidade na perda de peso e evitar o acúmulo de gordura, diversas pessoas desejam adquirir essas características mas não sabem como podem agir para consegui-las.

Se você quer conhecer quais são as vantagens desse processo e como ele pode impactar positivamente no seu bem-estar, continue a leitura!

O que é e como funciona o metabolismo?

O metabolismo representa o processo químico pelo qual nosso corpo transforma os alimentos que ingerimos em energia. Essa é, portanto, uma função comum a todos os seres humanos e essencial para a nossa sobrevivência.

Ele é dividido em duas etapas fundamentais:

  • reações catabólicas: responsáveis pela “quebra” do que ingerimos em partes menores de fácil digestão;
  • reações anabólicas: fazem uso dessas substâncias para a manutenção do funcionamento do nosso corpo.

O grande segredo, na verdade, está em como esse processo acontece. Dependendo da velocidade com que o nosso organismo queima as calorias ingeridas, é possível ter benefícios como a manutenção do peso corporal e uma maior dificuldade na acumulação de gordura.

É por esse motivo que muitas vezes a aceleração do metabolismo está relacionada ao emagrecimento. No entanto, não existe mágica. Tudo depende da relação entre o que consumimos e o quanto gastamos, além de características pessoais de cada um.

A boa notícia é que existem maneiras de acelerar esse processo, conquistando essas vantagens.

Qual é a diferença entre metabolismo lento e acelerado?

A diferença entre um metabolismo lento e acelerado está na velocidade com que as reações de transformação de nutrientes em energia acontecem.

Nas pessoas cujo metabolismo é considerado acelerado, esse gasto energético ocorre mais rapidamente, o que faz com os indivíduos tenham menor propensão ao acúmulo de gordura e ganho de peso.

Já naqueles em que o processo acontece mais devagar, as consequências são opostas: dificuldade para emagrecer e propensão ao aumento de gordura acumulada.

Alguns fatores influenciam a rapidez do metabolismo de uma pessoa, como genética, idade, sexo e a presença de problemas de saúde.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Quais são os benefícios do metabolismo acelerado?

Entre as vantagens de se se ter um metabolismo mais rápido, podemos destacar:

1. Facilidade na perda de peso

Como a queima das calorias acontece mais rapidamente, é comum que pessoas com essa característica tenham mais facilidade para emagrecer.

Porém, para isso, é preciso contar com uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas. A regra continua sendo igual: para se perder peso, é preciso gastar mais do que se consome.

2. Menor acúmulo de gordura

Como a transformação dos nutrientes em energia é mais eficiente, o organismo sente menor necessidade em fazer reservas para evitar sua escassez. Assim, um dos benefícios do metabolismo acelerado é a menor propensão ao acúmulo de gordura.

3. Melhor digestão

Já que o processo de obtenção de energia ocorre de maneira mais eficiente, a digestão costuma acontecer mais facilmente. Assim, evitam-se problemas como inchaço e dores no estômago.

Como acelerar o metabolismo?

Como já foi dito, uma série de características do corpo humano afetam diretamente a rapidez com que o metabolismo vai funcionar. Porém, algumas atitudes podem contribuir para o seu bom funcionamento e, consequentemente, para o usufruto dos benefícios da agilização desse fenômeno. Confira:

  • ter uma alimentação equilibrada, rica em fibras, carboidratos complexos, como pães e massas integrais, e proteínas, como ovos, peixe e carnes magras;
  • consumir alimentos termogênicos, que aceleram esse processo, como café, chá verde e de hibisco, canela e pimenta vermelha;
  • comer periodicamente, evitando longos períodos de jejum;
  • praticar atividades físicas regularmente, sendo recomendado no mínimo três sessões por semana acima de 30 minutos;
  • hidratar-se constantemente, uma vez que a água está presente na maior parte das atividades do nosso organismo.

Seguindo essas dicas, é possível agilizar o processo de transformação de nutrientes em energia e o seu gasto para manter as funções do nosso corpo, garantir o bem-estar e ter uma relação mais saudável com a balança.

Se você gostou de saber sobre os benefícios do metabolismo acelerado, confira produtos que podem te ajudar neste objetivo clicando aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.