Horas de sono por dia: descubra a quantidade ideal

Nos últimos anos, surgiu um grande debate sobre a quantidade de horas de sono por dia. Enquanto muitos profissionais defendiam a tese de que 8 horas era o mínimo necessário para manter a saúde e o bem-estar, novas vertentes apontam que esse número pode estar equivocado.

Apesar disso, é fundamental entender que o sono é fundamental para o bom funcionamento do organismo. É durante essa fase do dia que nossa cognição passa por um profundo estado regenerativo, assim como nossa musculatura e outras estruturas importantes.

Também deve ser mencionado que o sono ajuda no equilíbrio hormonal de ambos os sexos, além de ser imprescindível para garantir aquela sensação de bem-estar e diminuição do estresse. Neste post, falaremos com mais profundidade sobre a quantidade de horas ideal para dormir durante a semana. Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Entenda que a quantidade de sono varia de acordo com a idade

Um dos fatores determinantes para descobrir a quantidade ideal de sono é a idade. Afinal, durante nosso desenvolvimento, nosso corpo passa por inúmeras diferenças fisiológicas que merecem ser citadas e levadas em consideração.

Em primeiro lugar, devemos mencionar que os recém-nascidos (0 a 3 meses de idade) devem dormir mais. Estudos apontam que a quantidade de sono adequada pode variar entre 14 e 17 horas.

Já os bebês (período que compreende de 4 a 11 meses de idade) devem dormir entre 12 e 15 horas para garantir seu crescimento de maneira apropriada. Crianças (de 1 e 2 anos) devem aproveitar de 11 a 14 horas de descanso.

Para aqueles que estão em idade escolar (6 a 13 anos), a quantidade de sono já é menor, indo de 9 a 11 horas por dia. Adolescentes devem permanecer dentro de 7 a 9 horas para garantir sua formação, assim como os adultos (26 anos em diante).

Entretanto, deve ser ressaltado que essas são estatísticas de um mundo ideal. Elas não levam em consideração a rotina nem outros aspectos importantes que veremos a seguir.

Considere as diferenças individuais e a qualidade do sono

Observando as estimativas acima com cautela, você deve ter percebido que os números não fogem muito do que você já está acostumado a ouvir. Porém, esse debate é um pouco mais longo e deve seguir para outras etapas.

Em primeiro lugar, todos nós somos diferentes. Cada organismo apresenta um metabolismo único, com necessidades individuais que dependem de inúmeros fatores. Algumas pessoas se sentem bem dormindo 8 horas, enquanto outras se sentem mais cansadas se dormirem esse tanto.

O mesmo vale para quem dorme ainda menos, ficando entre 5 e 6 horas de sono diário. A partir daí existe uma grande variação. Um dos fatores que determinam o descanso é a qualidade do sono, que dificilmente está relacionada à duração.

Um bom colchão e travesseiro podem modificar drasticamente seu acordar, assim como sua postura, respiração e até mesmo hábitos diários. Dormir mal é muito pior do que dormir pouco (ou muito). Inclusive, esse é um dos fatores que podem influenciar sua saúde e qualidade de vida.

Conheça dicas para dormir bem

Para dormir bem, tente escurecer bem o quarto, preparar a cama e a temperatura ambiente e não se esqueça de desligar (ou deixar em stand by) os aparelhos que emitem luz branca ou azul.

Diversos estudos comprovam que olhar o smartphone ou outros gadgets antes de dormir prejudica a qualidade do sono, assim como ingerir estimulantes (como a cafeína) e alimentos “pesados” e industrializados.

Desligar-se das preocupações e tentar diminuir sua atividade até a hora de dormir também é uma boa maneira de preparar o corpo para uma noite de sono com bastante qualidade. Por fim, evite interrupções. Se possível, estude a compra de um novo travesseiro e/ou colchão para conseguir o descanso que você precisa.

Gostou do post de hoje sobre as horas de sono por dia? Aproveite e conheça a Melatonina, substância indicada para quem tem dificuldade de começar a dormir, de manter o sono ou de ter um descanso de qualidade durante a noite.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.