A ingestão incorreta de cápsulas pode causar problemas. Descubra os riscos que corremos!

Você sabia que há maneiras corretas de ingerir remédio em cápsula? Isso mesmo! Praticamente, tudo em nossa vida tem uma técnica adequada e, com os medicamentos, não é diferente. Utilizá-los de maneira incorreta pode trazer complicações para a sua saúde e até mesmo prejudicar a ação das substâncias ativas.

Pensando nisso, criamos este artigo para ajudá-lo a consumir medicamentos, principalmente, aqueles fabricados em forma de cápsulas. Acompanhe!

Como ingerir medicamentos?

Aquela frase que diz: “o que diferencia o remédio do veneno é a dose” é a mais pura verdade. Quando tomamos um remédio de maneira errada, prejudicamos a quantidade das substâncias necessárias a serem absorvidas pelo nosso organismo e, com isso, reduzimos a eficácia do tratamento.

Os medicamentos são oferecidos pela indústria farmacêutica em vários formatos, como pomadas, comprimidos, líquidos, cápsulas etc. Cada um deles tem as suas particularidades e característica próprias. Essas cores, formatos e tamanhos diferentes não são apenas estéticos, foram criados para alcançarem a eficácia na cura ou a redução dos efeitos das enfermidades.

O recomendado é que os remédios em cápsula sejam ingeridos com um copo cheio de água pura. Qualquer outro líquido só deve ser consumido caso haja recomendação médica em casos específicos.

Como evitar problemas ao ingerir medicamentos?

Para evitarmos problemas, precisamos ler a bula e as instruções na receita médica. Além disso, não podemos alterar a forma em que o remédio foi fabricado, por exemplo, abrir o remédio em cápsula.

Quais os riscos cometidos ao ingerir remédios incorretamente?

Existem erros que cometemos ao ingerir medicamentos que colocam a nossa saúde em risco.

Abrir a cápsula

Pacientes idosos e mães com crianças pequenas costumam abrir a cápsula dos comprimidos alegando facilidade para consumir o medicamento. No entanto, a função desse invólucro no remédio não é apenas a de acondicionar o pó. Ele retarda o tempo de absorção da substância pelo organismo e protege as mucosas presentes na boca e no esôfago.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Ingerir com álcool

Essa dica de não ingerir medicamento com bebida alcoólica é antiga, e até os leigos a recomendam. Ocorre que, normalmente, a quantidade de álcool consumida pelo indivíduo é maior que a do remédio. Essa mistura “confunde” o fígado no processo de metabolização.

Com isso, esse órgão centraliza o processo na substância com o maior volume, diminuindo a ação do outro. Além disso, permanece no organismo uma porção de álcool que provoca estado de embriaguez em alguns pacientes.

Consumir com anticoncepcionais

Pode ser que algumas mulheres não saibam, mas a ação dos anticoncepcionais pode ser prejudicada quando consumidos junto com antibióticos. Caso utilize esse tipo de contraceptivo, avise ao médico.

Ingerir com leite

O leite prejudica a ação dos antibióticos à base de tetraciclina, reduzindo o efeito do medicamento. Portanto, se tiver o hábito de utilizar leite ao consumir esse tipo de remédio, comente com o seu médico.

Quebrar o comprimido

O comprimido é semelhante ao remédio em cápsula, se for quebrado ou triturado pode perder suas funções. Para isso, existem aqueles com divisões próprias que podem ser repartidos. Quando eles não vierem dessa forma, não faça a partição.

Agora que você já sabe como é importante consumir remédio em cápsula corretamente, leia sempre as bulas antes de ingerir qualquer medicamento. Evite a automedicação e os conselhos de amigos e parentes, muitas vezes as substâncias que fizeram bem para eles podem não ser recomendadas para você.

Achou o assunto interessante? Compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e ajude-os a não cometer erros que comprometam a saúde deles e a dos seus familiares.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.