Magnésio cura a depressão? Saiba o que é verdade ou mito!

Muitas pessoas buscam métodos naturais para a cura da depressão — um deles, o magnésio, é um mineral encontrado em alimentos como sementes, amendoim e no leite.

Essa substância atua de diversas formas no organismo, regulando desde o funcionamento dos nervos até o controle do açúcar no sangue. Mas será que ela é realmente efetiva no controle de problemas emocionais?

No post de hoje, vamos esclarecer essa dúvida para você. Acompanhe!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Magnésio

Nutriente essencial para o corpo humano, o magnésio participa de uma grande variedade de reações bioquímicas importantes para as contrações musculares, funcionamento do sistema nervoso e cardíaco e também para a saúde óssea.

Além disso, esse mineral também ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, a pressão arterial e o nível de outros nutrientes fundamentais, como cálcio, zinco, cobre, potássio e até vitamina D.

Ação

Como você pôde ver, o magnésio participa de diversas reações e tem influência direta no funcionamento de órgãos importantes.

Assim, sua ação inclui:

  • melhorar o desempenho físico e a força muscular, visto que o mineral é importante para a contração dos músculos;
  • prevenir a osteoporose, pois esse mineral ajuda na produção da vitamina D, essencial para a formação dos ossos;
  • controlar a diabetes, devido à regulação do transporte e absorção do açúcar pelas células;
  • diminuir o risco de doença cardíaca, pois o magnésio ajuda a evitar o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos;
  • controlar a hipertensão arterial, especialmente em mulheres grávidas que apresentam risco de eclâmpsia.

Por fim, não podemos deixar de citar que o magnésio é uma substância fundamental para o bom funcionamento do cérebro e controle das emoções.

Deficiência

A deficiência de magnésio no organismo pode levar a quadros que prejudicam a saúde mental, com sintomas como ansiedade, irritabilidade, insônia e até depressão.

Por isso, já podemos responder à pergunta central que gerou este post: o magnésio ajuda, sim, na cura da depressão.

A suplementação com esse mineral é uma alternativa muito eficiente no tratamento dessa doença. Por isso, vale a pena investir neste método mais natural.

Ademais, repor as quantidades de magnésio do seu corpo é fundamental para prevenir outros tipos de problemas, como ossos fracos, pressão alta e placa de aterosclerose, que é um fator de risco perigoso para o infarto.

Suplementação

É de suma importância utilizar o magnésio na forma de suplemento caso os seus índices não estejam dentro do recomendado. Esse mineral pode ser ingerido tanto na forma de suplemento polivitamínico quanto isolado.

O tratamento deve ser prescrito por um médico ou nutricionista depois da avaliação do quadro do paciente, visto que a dose recomendada varia de acordo com sexo, idade e necessidades de cada um.

Além disso, doses excessivas de magnésio podem resultar em alguns sintomas desagradáveis, como náuseas, vômitos, sonolência e hipotensão. Por isso, nunca tome doses acima do recomendado nem altere o seu tratamento sem a recomendação expressa do seu médico.

Utilizar um suplemento de magnésio é uma ótima forma de prevenção e cura da depressão. Procure seu médico para receber o tratamento mais indicado para o seu caso. Assim, é possível se recuperar dessa condição sem riscos para a sua saúde.

Quer garantir os seus suplementos agora mesmo? Conheça os nossos produtos e aproveite!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.