Malefícios do açúcar: será que ele prejudica a infertilidade feminina?

Obesidade, problemas cardíacos, diabetes… o excesso de alimentos doces na dieta gera diversos problemas para a saúde. Mas você sabia que a infertilidade feminina também está relacionada aos malefícios do açúcar?

No post de hoje, vamos explicar como este ingrediente pode afetar sua capacidade de engravidar. Se estiver enfrentando problemas nesse processo, não deixe de continuar a leitura. Você vai ficar surpreendida ao entender como alguns hábitos dificultam a concepção. Acompanhe!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Por que o excesso de açúcar é prejudicial para a saúde?

Quando o assunto é malefícios do açúcar, o primeiro problema que vem à mente é a obesidade, que afeta tanto os homens quanto as mulheres.

Essa doença grave, considerada por muitos especialistas como uma epidemia mundial, é um fator de risco para doenças crônicas sérias, como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até câncer.

Além dos riscos gerados pelo excesso de peso, o consumo excessivo de açúcar na alimentação pode sobrecarregar o pâncreas, o órgão que produz a insulina.

Com uma maior quantidade de glicose no sangue, mais insulina precisa ser produzida para manter o equilíbrio. Caso a produção seja insuficiente ou a substância não seja utilizada de forma adequada, um quadro de diabetes pode se desenvolver.

Como esse alimento afeta a fertilidade feminina?

Você já deve ter ouvido falar que uma alimentação rica em açúcares pode desencadear os problemas de saúde citados no tópico anterior. No entanto, é muito provável que você nunca tenha imaginado que esse ingrediente também está relacionado à infertilidade feminina.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Medicina de Boston, que interrogou mais de 3 mil mulheres com idades entre 21 a 45 anos, o índice de fecundabilidade é 25% menor entre aquelas que consomem, pelo menos, uma lata de refrigerante por dia.

Isso acontece porque o açúcar interfere em hormônios importantes para o processo de fertilidade, como o estrogênio e a progesterona. Altas doses de açúcar afetam, inclusive, a glândula hipófise, responsável por enviar estímulos aos ovários.

E não são só as mulheres que são afetadas: o consumo excessivo de alimentos doces também prejudica a fertilidade masculina, visto que o açúcar interfere diretamente na produção de espermatozoides, a qual torna-se mais baixa.

Então, se você deseja ter filhos, é importante cuidar da dieta e diminuir o consumo de comidas açucaradas. Se você já está tentando engravidar e não obtém sucesso, consulte um médico e nutricionista para que ele avalie sua saúde e elabore uma dieta adequada para que as suas tentativas sejam bem-sucedidas.

Que outros hábitos podem afetar a fertilidade?

Não só o excesso de açúcar prejudica a fertilidade: outros hábitos, como tabagismo, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas, também afetam negativamente a concepção e a evolução de uma gravidez.

Homens e mulheres fumantes, por exemplo, apresentam três vezes mais chances de sofrer com a infertilidade quando comparados aos não tabagistas, segundo dados coletados pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM).

Por isso, é fundamental mudar os hábitos e seguir um estilo de vida mais saudável a fim de preservar sua capacidade de ter filhos e também ter mais qualidade de vida. Mantenha os maus hábitos longe de sua vida, faça exercícios físicos e equilibre a dieta para evitar todos os malefícios do açúcar — afinal, eles não são poucos!

E aí, gostou deste post? Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todos os conteúdos. Aproveite!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.