Malhar em casa vale a pena e pode ser divertido! Saiba como!

Você busca melhorar a qualidade de vida com a prática regular de exercícios físicos, mas tem preguiça de sair do aconchego do lar, está sem tempo ou não gosta de academia? Nem tudo está perdido. Malhar em casa é uma ótima alternativa!

Sabemos que as atividades físicas trazem inúmeras vantagens para o corpo e para a mente. Porém, não basta colocar um tênis e sair se exercitando. Até mesmo aqueles exercícios considerados simples e leves podem trazer riscos para a saúde. Portanto, é aconselhável ter cautela antes de iniciá-los.

Por essa razão, criamos este artigo para que você tome alguns cuidados e veja os principais benefícios em praticar exercícios em casa. Confira.

Quais os cuidados necessários ao malhar em casa?

Para evitar danos à sua saúde, vamos explicar alguns cuidados que você deve tomar antes de começar a malhar em casa. Observe.

Consulte profissionais

É importante procurar um médico antes de iniciar uma rotina de exercícios. O normal é que esse profissional solicite uma bateria de exames (check-up) para saber como anda o seu organismo por dentro.

Além disso, consulte um profissional de educação física para que ele avalie o seu condicionamento físico e elabore uma série de exercícios de acordo com a meta que você pretende atingir.

Escolha um local apropriado

A dica é você escolher um local livre de obstáculos como espelhos, televisores, sofás e arranjos, a fim de evitar se machucar ou ter prejuízos materiais. Também é interessante que o ambiente seja arejado, já que o calor excessivo pode causar mal-estar.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Faça aquecimento e alongamento

Com o aquecimento, você aumenta a temperatura do corpo, dos músculos e do fluxo sanguíneo, o que ajuda a prevenir lesões. Quanto ao alongamento, ele é indicado no princípio da atividade física para deixar o corpo mais flexível e, no final, serve para relaxar os músculos.

Hidrate-se e alimente-se bem

O líquido ideal é a água. Beba antes, durante e após os exercícios (não espere ficar com sede). Também fique de olho na alimentação, pois uma dieta balanceada auxilia no desempenho dos exercícios. Se possível, faça uma visita a um nutricionista.

Vale mesmo a pena malhar em casa?

A resposta é sim. Veja, a seguir, a série de benefícios que você pode adquirir com esse hábito.

Privacidade e praticidade

Para iniciar o treino, basta ir para a sala, varanda ou área de lazer do prédio. Você não precisa revezar com outras pessoas, nem se preocupar em higienizar o equipamento e o colchonete toda vez que for utilizá-los. Além disso, não se envolve em conversas com desconhecidos.

É só escolher sua playlist de músicas e usar a roupa que quiser, sem se preocupar se está na moda.

Economia e segurança

Mesmo que você consulte um médico no início, contrate um personal trainer para algumas sessões de exercícios. Você gastará menos dinheiro do que se pagasse uma academia o ano inteiro. Além disso, não gasta com transporte e com vagas em estacionamento.

Nesse sentido, outro benefício é a segurança. Como você vai evitar o deslocamento, o risco de se expor à violência é bem menor.

Flexibilidade de horário

Diante de imprevistos, você pode mudar a hora do seu treino sem dificuldades. Também tem o fato de que algumas academias não abrem nos finais de semana e nos feriados. Em casa, você conseguirá malhar sem interromper o ritmo dos seus treinos.

No conforto do seu lar e sem precisar de muito investimento, você pode praticar tanto exercícios aeróbicos (como pular corda e fazer polichinelos) quanto fazer musculação utilizando barras, anilhas ou com o peso do próprio corpo. São atividades excelentes para a perda de gordura e para o fortalecimento muscular.

Por fim, saiba que é essencial manter uma rotina. Para evitar a procrastinação e o desânimo, adote um horário fixo para malhar em casa. Você verá como é bom dar um tempo no computador, levantar do sofá e começar a mexer o esqueleto. Seu corpo e sua mente sentirão os benefícios dessa atitude.

Curtiu este conteúdo? Então siga as nossas redes sociais e acompanhe nossas atualizações. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Se precisa ter mais disposição para praticar exercícios, conheça nossos produtos que dão energia clicando aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.