Medicamento genérico e manipulado: saiba o que os diferencia!

Você sabe qual é a diferença entre medicamento genérico e manipulado? E similar, já ouviu falar sobre isso? Na hora de se medicar e cuidar da saúde, é muito importante ficar atento aos detalhes de cada opção — e não somente olhar para o melhor preço.

O mercado farmacêutico oferece uma gama de alternativas quando o assunto é tratamento medicamentoso. Mas qual deles escolher? Pensando nisso, fizemos esse post, para ajudar você a escolher o seu medicamento!

Qual a diferença entre os medicamentos?

A seguir, elencamos as principais características sobre os tipos de medicamentos disponíveis no mercado, suas vantagens e diferenciais. Continue a leitura e confira!

Medicamento de marca

Também chamado de medicamento de referência, é o remédio inovador, cujo princípio ativo é uma novidade para tratar determinada doença. Para desenvolvê-lo, os laboratórios farmacêuticos investem anos em pesquisas e precisam provar cientificamente a sua completa segurança, qualidade e eficácia. Ainda, um medicamento de marca tem sempre o nome comercial em sua embalagem.

Medicamento genérico

O medicamento genérico é uma verdadeira cópia do de referência — ele tem os mesmos princípios ativos, efeitos e contraindicações. No processo de desenvolvimento, o laboratório precisa comprovar a sua equivalência, ou seja, ele deve atuar no organismo da mesma forma que o de marca, com segurança, eficácia e qualidade.

Para identificar um genérico, basta observar a embalagem: nela está a letra “G” em maiúsculo e uma tarja amarela. Essa opção costuma ser mais barata que o medicamento de marca.

Medicamento similar

Assim como o medicamento genérico, o similar tem o mesmo princípio ativo do remédio de referência. Ele também passa por testes de equivalência que comprovam que seus efeitos são idênticos ao medicamento de marca, o que não era exigido pela ANVISA até 2003. Hoje, é completamente seguro e sua eficácia é certificada.

Pode-se dizer também que ele é praticamente um medicamento genérico, só que com marca e logotipo. É possível verificar que um medicamento é similar observando a seguinte frase em sua bula, em letras maiúsculas: “MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA”.

Medicamento manipulado

Da mesma forma que os outros tipos de medicamentos, o manipulado também apresenta o mesmo princípio ativo que o de referência. A sua vantagem, no entanto, está na possibilidade de personalização para cada paciente.

Além da adequação da dose, a forma farmacêutica (cápsulas, comprimidos, xaropes etc.) pode ser modificada para atender as necessidades de uma pessoa. Uma criança que não consegue engolir cápsulas, por exemplo, é beneficiada, pois na farmácia de manipulação a fórmula pode ser desenvolvida na forma de xarope.

Outro benefício é para quem sofrem com intolerâncias e alergias alimentares. A grande maioria dos medicamentos industrializados tem na lista de seus excipientes alguns corantes e a lactose, componentes que desencadeiam reações. Com a manipulação, é possível desenvolver fórmulas sem esses ingredientes.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Onde comprar cada medicamento?

Além de conhecer a diferença entre medicamento genérico e manipulado, similar e de referência, é preciso prestar atenção à origem deles. Nunca compre medicamentos no mercado paralelo ou no negro, pois eles podem fazer mal para a sua saúde.

As drogarias e farmácias de manipulação são os melhores lugares para adquirir os seus medicamentos, pois trabalham apenas com fórmulas que têm segurança e eficácia comprovadas, garantindo, assim, a qualidade que você precisa.

Portanto, sempre compre medicamento genérico e manipulado, similar ou de referência, nas farmácias físicas ou online. Como você pôde ver no conteúdo, todas essas opções são muito seguras e eficazes e, ao escolher qualquer uma delas, terá a certeza que estará adquirindo um bom tratamento que para recuperar a sua saúde.

Gostou do post? Então, compartilhe nas redes sociais para que todos os seus amigos tenham acesso ao assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.