Mito ou verdade: o que preciso saber sobre comer de 3 em 3 horas?

Quando o assunto é alimentação, uma das recomendações mais clássicas é a de que todo mundo que busca um estilo de vida saudável “precisa comer de 3 em 3 horas”. Ao mesmo tempo, existe o grupo dos defensores de que essa regra não faz sentido. Em meio a tantas contradições é comum que surjam dúvidas acerca do que é verdade ou não.

Se você está no grupo dos que não sabem qual é o melhor caminho, continue a leitura e confira o que preparamos!

Comer de 3 em 3 horas: mitos

Acelera o metabolismo

Nosso metabolismo fica, de fato, acelerado por algumas horas após as refeições. Isso acontece porque o processo de digestão e absorção dos nutrientes requer energia do corpo para ocorrer. No entanto, a aceleração metabólica é proporcional à quantidade de calorias e nutrientes ingeridos. Em resumo: depende do que e do quanto você come, não da frequência.

Ajuda a emagrecer

A queima calórica não está relacionada com o número/frequência de refeições, mas com o tipo de alimento consumido. O que é determinante para a perda de peso é a restrição calórica, não a frequência do consumo. Assim, com a “regra” das 3 horas, algumas pessoas acabam ingerindo mais calorias do que o normal, o que contribui justamente para o efeito contrário: ganho de peso.

Controla a glicemia

Aqui, esse controle está diretamente relacionado às escolhas das comidas. Em alguns casos, em refeições repletas de opções com alto índice glicêmico, o que acontece é o famoso efeito rebote, que faz o cérebro reagir com a sensação de fome por conta do estímulo gerado.

Tais opções são aquelas pobres em fibras e formadas principalmente por carboidratos, como as derivadas da farinha de trigo e do açúcar refinado.

Comer de 3 em 3 horas: verdades

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Controla o apetite

A chance de evitar a compulsão alimentar, ao comer de 3 em 3 horas, é muito maior se compararmos com pessoas que fazem 3 refeições por dia. Ao optar pelos alimentos certos, duas vantagens são percebidas: maior saciedade e diminuição da fome, o que ajuda a controlar o impulso por comer.

Mais energia

Nossa energia vem dos alimentos. Dessa forma, ao ficarem muito tempo sem comer, é comum que pessoas apresentem fraqueza e cansaço. Algumas escolhas, entretanto, acabam dando uma sensação de sonolência ainda maior após a refeição, por isso é importante manter uma alimentação equilibrada.

Quem pratica atividade física tem ainda mais benefícios nesse sentido, já que a ingestão regular de alimentos ajuda a suprir as recomendações nutricionais de micronutrientes, macronutrientes e energia.

Evita acidez estomacal

Não ter uma rotina alimentar pode fazer o estômago reagir com a produção excessiva de ácido clorídrico — ácido responsável pela digestão dos alimentos. Comer regularmente é como se fosse uma forma de educar esse órgão e proteger, consequentemente, a mucosa do estômago.

O que comer e como intervalar refeições

Não existe uma estratégia alimentar perfeita para todas as pessoas. O importante é pensar na qualidade dos alimentos consumidos e respeitar o próprio organismo. Afinal, existe algo chamado individualidade bioquímica, o que nos mostra que as pessoas sentem fome em tempos diferentes.

Assim, a regra principal é entender as próprias necessidades e, se possível, contar com auxílio profissional para definir o melhor padrão alimentar para cada caso.

A dica que vale para todas as pessoas é em relação aos alimentos escolhidos, que devem ser opções com pouco sal e açúcar. Além disso, a recomendação é de que a preferência seja para alimentos como vegetais, frutas, grãos integrais, proteínas e produtos lácteos não gordurosos.

A questão do comer ou não a cada 3 horas vai além do analisar as verdades e mitos. Não há dúvidas de que esse padrão pode ajudar muitas pessoas, mas ao mesmo tempo pode ser ineficiente para outras. Tudo depende das necessidades de cada um. Observar os próprios hábitos e sinais do organismo é uma excelente forma de verificar se você está agindo corretamente.

O que você achou dos mitos e verdades? Já sabia sobre eles? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os amigos a também descobrirem a verdade por trás da famosa regra de comer de 3 em 3 horas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.