Afinal, o que danifica o cabelo? Conheça 5 fatores

Quem não gostaria de ter um cabelo sempre sedoso e macio? Cuidar da saúde dos fios requer cuidados próprios e pode ser uma tarefa simples para adotar no dia a dia. No entanto, muitos sofrem com o ressecamento e a quebra constante das madeixas e se perguntam: o que danifica o cabelo?

Existem vários hábitos que podem prejudicar os fios. Lavar os cabelos com água muito quente, usar elásticos por muito tempo e exagerar no secador são alguns dos fatores que não fazem nada bem. Por isso, é fundamental conhecer algumas dicas de como reverter esse quadro para ter cabelos fortes e saudáveis.

Neste post, vamos mostrar quais são os 5 fatores que podem danificar as suas madeixas. Confira!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

1. Lavar os cabelos com água muito quente

Quem gosta de tomar banho quente deve ficar atento à saúde dos fios. Com a temperatura alta, as cutículas se abrem, fazendo aumentar a oleosidade na raiz. Além disso, a prática irrita o couro cabeludo e aumenta a chance de o fio quebrar e ficar ressecado. Nessa situação, o ideal é lavar o cabelo em água morna, quase fria.

2. Usar elásticos durante muito tempo

Prender os cabelos nos dias quentes é muito comum. Entretanto, os elásticos são prejudiciais para os fios se usados com frequência. Isso porque eles prendem e quebram a fibra, formando nós por todo o comprimento. Quando o rabo de cavalo é solto, haverá fios emaranhados.

Caso o momento peça que o cabelo seja preso, dê preferência aos elásticos que são revestidos de tecidos. Além disso, nunca prenda-o quando estiver molhado.

3. Exagerar no uso do secador/chapinha

Usar uma temperatura alta constantemente em seu cabelo pode fazer com que ele fique ressecado e quebradiço. Para evitar o problema, lembre-se de utilizar um protetor térmico nos fios, já que o produto ajuda a proteger as madeixas desses equipamentos.

Outra boa opção é conversar com o seu cabeleireiro para que ele indique os melhores produtos para o seu tipo de cabelo.

4. Escovar os cabelos molhados

Quando o cabelo está molhado, fica delicado e quebra com mais facilidade. Por isso, espere ele secar e use uma escova adequada. As com cerdas moles, por exemplo, danificam as mechas. Portanto, o recomendado é utilizar um pente largo ou firme. Escovar os fios uma ou duas vezes por dia é uma boa maneira de estimular o couro cabeludo e diminuir a oleosidade.

5. Deixar o creme de hidratação agir por muito tempo

Muitas pessoas pensam que deixar o creme de hidratação ou o condicionador agir por mais tempo traz um resultado melhor. Contudo, isso não é verdade. Inclusive, além de não causar benefícios extras, essa prática provoca danos aos fios, deixando as camadas abertas.

Agora que você já sabe o que danifica o cabelo, lembre-se de evitar esses hábitos para que os fios fiquem sempre macios e fortes. Assim, lave-os com água fria, espere as madeixas secarem para penteá-las e evite usar chapinhas ou escovas com frequência.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, confira 4 dicas para tratar cabelos ressecados e com frizz!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.