O que é e para o que serve a taurina?

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar do suplemento de taurina no mundo dos atletas, principalmente se você é daqueles que estão sempre em busca de desempenhos melhores na academia. Afinal, essa é uma substância muito eficiente para potencializar os treinos, além de ser extremamente importante para a saúde do corpo.

Quer saber mais sobre o que é a taurina e para que serve? Então, não deixe de ler este post. Além de tirar essas dúvidas, você entenderá como ela age no corpo e qual a quantidade ideal para o organismo. Acompanhe!

O que é taurina?

Trata-se do ácido 2-aminoetanossulfônico. Ele é um dos aminoácidos mais abundantes no corpo, encontrado em grande quantidade nos músculos, coração, cérebro, retina, plaquetas sanguíneas e diversos órgãos. É considerado um aminoácido não essencial por ser produzido na fase adulta e por poder ser ingerido por meio de diversos alimentos. No entanto, sua quantidade no organismo tende a diminuir com o passar dos anos.

A taurina está presente em alimentos proteicos — como as carnes, pescada, laticínios, ovos — e em alguns vegetais. No entanto, a quantidade de taurina ingerida por pessoas que praticam exercícios físicos de alta intensidade não é suficiente. Por esse motivo, recomenda-se o uso de suplementos alimentares.

Qual sua função no corpo?

A taurina auxilia no desenvolvimento neurológico, no sistema nervoso central e no equilíbrio do nível de água e sais minerais no sangue. Além disso, desintoxica o organismo, porque facilita a excreção pelo fígado de substâncias que já não são mais úteis para o corpo.

Sua ação antioxidante combate os radicais livres que danificam as membranas celulares. Esse aminoácido fortalece as contrações cardíacas e protege as células do coração. Portanto, a taurina é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

O que causa a falta desse nutriente no organismo?

A carência desse nutriente pode causar alguns problemas, entre eles:

  • cálculos biliares;
  • transtornos do sistema nervoso central;
  • cardiomiopatia;
  • degeneração macular;
  • dificuldades digestivas e neuromusculares;
  • depressão e ansiedade;
  • ganho de peso;
  • hipertensão;
  • dificuldade de recuperação muscular após exercícios físicos.

Quais os benefícios da taurina?

Conforme mencionamos, esse aminoácido ajuda a desintoxicar o organismo, protege as células do coração e auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso. Também melhora o desempenho físico, diminui o dano muscular e aumenta a contratilidade cardíaca e a queima de gordura corporal. A seguir, veja outros benefícios desse aminoácido:

  • acelera a recuperação dos músculos: a taurina aumenta o fluxo sanguíneo. Desse modo, leva mais oxigênio e mais nutrientes para os músculos, acelerando sua recuperação pós-treino e reduzindo o cansaço muscular;
  • previne o diabetes: ela melhora o funcionamento do pâncreas, auxiliando no metabolismo da glicose e aminoácidos;
  • reduz o colesterol: a taurina reduz os níveis de homocisteína, que aumenta o risco de doenças do coração;
  • tem ação diurética: ela impede a entrada em excesso do sódio no organismo. Assim, evita o acúmulo de líquidos e os inchaços;
  • melhora o sistema imunológico: por reduzir a presença de neutrófilos no processo inflamatório, aumenta a imunidade.

Qual a quantidade recomendada?

A quantidade de taurina a ser ingerida depende do seu objetivo. Por esse motivo, é fundamental consultar um médico ou nutricionista para que ele avalie o seu caso e recomende uma dose adequada. De todo modo, a quantia varia de 3 a 6 gramas ao dia.

Agora que você conhece mais sobre o que é a taurina e para que serve, não deixe de consultar um profissional para fazer o acompanhamento da suplementação. Vale lembrar que, para obter todos os benefícios citados no post, é fundamental contar com um produto feito por uma farmácia de confiança e qualidade.

Então, conte com a Oficial Farma. Em nosso site, você encontrará o suplemento de taurina e inúmeros outros produtos para a saúde, bem-estar e desempenho físico.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.