O que é fibromialgia e quais os seus sintomas?

Você consegue se imaginar sentindo dores em diversas partes do corpo todos os dias? Os músculos e as articulações doem, e assim, o seu sono é prejudicado. Ao acordar, as dores permanecem. Infelizmente, muitas pessoas conhecem de perto o que é fibromialgia — as dores chegam a ser tão intensas que comprometem o desempenho e limitam as atividades rotineiras.

Não há inchaço, vermelhidão ou qualquer lesão. Os exames laboratoriais parecem estar normais. Por esse motivo, o diagnóstico não é tão simples. Diante disso, há a desconfiança sobre a veracidade das dores que impossibilitam a prática das mais simples ações. Por não ser fácil a convivência com a desconfiança alheia, a pessoa pode acabar desenvolvendo um quadro de depressão, estresse ou ansiedade.

Neste texto, esclareceremos tudo sobre essa síndrome: o que é, quais são suas causas, sintomas e tratamentos. Por isso, continue acompanhando!

O que é fibromialgia?

A fibromialgia é considerada uma síndrome, já que apresenta uma série de sintomas clínicos que ocorrem simultaneamente sem que haja uma causa específica determinável.

Entre eles está a dor crônica generalizada, problemas de memória, fadiga e distúrbios do sono. Por causar dores intensas em vários pontos do corpo, como costas, quadris, extremidades, joelho e pescoço, é classificada como reumática.

Os pacientes com fibromialgia apresentam maior sensibilidade — os estímulos dolorosos são interpretados pelo cérebro de forma exagerada, estimulando o sistema nervoso a fazer com que a pessoa sinta mais dor.

Quais são as causas?

Não há uma única causa conhecida para a síndrome. Ela pode surgir após graves eventos: trauma físico, estresse pós-traumático ou mesmo infecções por vírus e doenças autoimunes.

Estuda-se que também existam causas genéticas, visto que é bastante recorrente entre pessoas de uma mesma família, principalmente em mulheres — de cada 10 pacientes com fibromialgia, 6 a 9 são mulheres entre 30 e 50 anos. Além disso, algumas doenças reumáticas podem ocasionar a fibromialgia.

Quais são os sintomas?

Os sintomas incluem dores intensas em todo o corpo, cansaço, alterações gastrintestinais, sono pouco reparador, distúrbios emocionais e formigamento nas extremidades.

As dores envolvem os músculos, tendões e ligamentos. Há sensação de inchaço nas articulações, embora não se constate o edema em exames. A pessoa que possui fibromialgia pode desenvolver sensibilidade extrema ao simples toque — ou seja, possui um limiar muito baixo para a dor. Um simples abraço pode causar dores insuportáveis.

Há relatos de que a fadiga é maior pela manhã, que já acordam cansados mesmo que tenham dormido por várias horas. O sono de quem possui fibromialgia é leve, pois os pacientes normalmente não conseguem chegar no estágio 4 (o sono profundo). Além disso, acordam diversas vezes durante a noite devido às fortes dores.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Como é o tratamento para fibromialgia?

Para o correto diagnóstico, procure seu médico de confiança, relate todos os sintomas que você esteja sentindo e leve o tratamento à risca. Infelizmente, não há cura para a fibromialgia. O tratamento ideal é realizado por uma equipe multidisciplinar cujo foco é aliviar as dores, proporcionar um sono restaurador e reestabelecer o equilíbrio emocional.

Assim, há o uso de medicamentos, psicoterapia e fisioterapia. Além disso, recomenda-se que o paciente pratique exercícios, tenha hábitos saudáveis, possua dieta equilibrada e procure terapias alternativas como acupuntura, quiropraxia, hidroginástica, entre outras. Dessa forma, melhora-se muito a qualidade de vida, fazendo com que ele tenha uma vida sem limitações.

Enfim, saber exatamente o que é fibromialgia é muito importante tanto para o paciente quanto para quem convive com alguém acometido por essa síndrome. Tenha em mente que, ao seguir o tratamento correto, é possível ter uma excelente qualidade de vida, aumentar o bem-estar e até eliminar as dores.

Se quiser saber mais sobre saúde, não deixe de ler nosso post sobre como ter mais disposição no dia a dia e esbanje energia em sua vida!

Onde encontrar?

Você encontra neste link produtos para ajudar a combater a fibromialgia.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.