O que é mindfulness? Saiba como pode ser praticado no dia a dia

É normal fazermos um grande número de atividades rotineiras de forma automática. Com isso, é comum não nos recordarmos de como nem quando as realizamos. Se você quer mudar esse quadro, evitar ansiedade e realizar ações com mais atenção, precisa entender o que é mindfulness.

O mindfulness justifica que quando passamos muito tempo nesse estado, deixamos de dar atenção a pontos fundamentais que podem afetar a relação que temos com os outros e a nossa qualidade de vida.

Neste artigo, você vai entender o que é mindfulness e como praticá-lo no dia a dia. Confira!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

O que é mindfulness e como surgiu?

A palavra mindfulness tem origem inglesa e significa atenção plena. A prática trata de um conjunto de técnicas e recursos mentais que têm o objetivo de obter uma concentração genuína em algo que geralmente não dedicamos o tempo e o foco necessários.

Essa é uma forma de se concentrar no presente, de forma a perceber plenamente todas as emoções e sensações que as atividades do dia a dia nos proporcionam. É um modo de fazer com que cada indivíduo viva completa e integralmente tudo o que acontece neste momento.

A prática surgiu na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. Em conjunto com o professor Jon Kabat-Zinn e o hospital da Escola de Medicina foi criado o primeiro programa de mindfulness, em 1979.

Entre os benefícios da prática, estão:

  • ajuda a diminuir o estresse;
  • torna o dia mais produtivo;
  • permite desenvolver a paciência.

Como o mindfulness pode ser praticado no dia a dia?

Confira agora algumas técnicas simples que você mesmo(a) pode aplicar em seu cotidiano para a prática do mindfulness.

Elimine suas distrações

Quando distrações, imagens, pensamentos ou preocupações surgirem, de forma gentil e curiosa, perceba como isso aconteceu. Na medida do possível, deixe essas sensações passarem, tentando não se prender a essa desatenção.

Isso é importante para conseguir focar na respiração. Faça o mesmo procedimento sempre que for necessário, durante todo o exercício e lembre-se de ficar longe de aparelhos eletrônicos, por exemplo.

Tenha atenção à respiração

Aos poucos, comece a focar a observação e a atenção para os movimentos do corpo durante a respiração. Concentre-se na expansão e contração do tórax e do abdome durante a inspiração e expiração, ou na sensação do ar entrando e saindo do nariz. É fundamental acompanhar o fluxo natural da respiração, sem tentar modificá-lo, apenas observando.

Conecte-se com a natureza

Um excelente exercício de mindfulness é contemplar a natureza em sua essência. Tente passar um tempo ao ar livre, respirando pausadamente e se concentrando na beleza que está em volta, no cheiro das flores, nas sensações e texturas que o meio ambiente proporciona.

Como criar o hábito de praticar mindfulness diariamente?

Alguns aspectos ajudam a praticar o mindfulness. Primeiro, lembre-se de que a prática inicia quando você decide mudar seus hábitos. Antes de começar, muitos fatores podem tirar seu foco, como barulhos e notificações no celular, mas é essencial saber o momento de dedicar tempo a cada atividade.

Se você quer criar o hábito de colocar o mindfulness em prática, tenha disciplina. Aplique a energia e o esforço desde o momento inicial. Para isso, treine todos os dias, pois a determinação e o esforço vão ajudar.

A rotina de grande parte das pessoas e a necessidade de ser multitarefas, estimuladas pela tecnologia, quase não nos permite parar. Nesse contexto, entender o que é mindfulness é importante para alcançar um estado de atenção plena nas atividades diárias.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, complemente a leitura e aprenda a não deixar a ansiedade atrapalhar sua vida!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.