Descubra o que são doenças psicossomáticas e seus sintomas

O impacto do aspecto psicológico na vida humana é bem maior do que muita gente imagina. Apreensões, medos e outras sensações desgostosas de origem mental facilitam o surgimento de problemas que causam dor física. Você sabe, por exemplo, o que são doenças psicossomáticas?

Elas têm relação direta com emoções desequilibradas por conta de diversos fatores, variando de pessoa para pessoa. O estresse diário consiste em um vetor corriqueiro das doenças psicossomáticas, assim como traumas antigos nunca superados de verdade. Assim, o incômodo passa da mente para o corpo.

Ficou curioso ou achou estranha a definição dessa categoria de enfermidade? Então continue conosco por aqui e leia o texto até o final, pois explicamos mais a fundo as características do termo!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

O que são doenças psicossomáticas?

Doenças psicossomáticas são doenças causadas por conta da instabilidade emocional do indivíduo acometido. Os sintomas são de fato físicos e podem ser claramente percebidos, mas o processo é inconsciente. O diagnóstico apresenta maior complexidade em relação a demais doenças, já que exige exclusão de qualquer outra possibilidade paralela.

Quando são investigadas todas as alternativas e não se chega a um veredito, o contratempo recebe a denominação de psicossomático. Estressada ou pressionada psicologicamente, a pessoa passa a dar sinais que não apareceriam caso ela estivesse 100% sob o ponto de vista emocional.

Enfermidades assim aparecem de maneiras distintas, com a característica semelhante de se agravarem a partir da atuação de um trauma de caráter psicológico. Sistema nervoso, intestino, pele e outras partes do organismo estão sujeitas a apresentar doenças psicossomáticas. Alguns exemplos:

  • enxaqueca;
  • gastrite
  • alergias de diversos tipos (pele, respiratória, alimentar etc);
  • Síndrome do Intestino Irritado;
  • infertilidade/impotência sexual.

Quais as principais causas?

Agora que você já sabe o que são doenças psicossomáticas, vamos falar sobre causas e sintomas. Como você já deve ter inferido a partir das informações trazidas até aqui, não há uma explicação específica para o aparecimento delas.

O desenvolvimento de enfermidades assim categorizadas ocorre de acordo com uma série de eventos pessoais e predisposições orgânicas individuais. Trata-se, acima de tudo, do resultado de uma interação do corpo diante de determinadas condições impostas pelo andamento da vida e as respectivas reações da mente humana.

Problemas de origem emocional, como ansiedade e depressão em quadros já avançados, podem estimular o aparecimento de doenças psicossomáticas. Entretanto, existem outros exemplos de causas bastante comuns na sociedade em que vivemos, como:

Sempre vale lembrar que a negligenciação das doenças psicossomáticas tendem a agravar os sintomas ou até mesmo a causar o surgimento de outras doenças. Por isso, tenha atenção aos seus principais sinais: irritabilidade frequente, tensões musculares, fadiga, batimentos cardíacos acelerados etc.

No final das contas, fica bem clara a necessidade de manter a ”mente sã” para, como consequência, manter o ”corpo são”. Somos organismos conectados em diversas esferas, da física à emocional, portanto, nosso sistema exige convivência harmônica entre todos elas. Se agora você já sabe o que são doenças psicossomáticas, se esforce para evitá-las!

E então, curtiu o conteúdo? Aproveite a visita ao blog e siga a Oficial Farma nas redes sociais: estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube esperando por você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.