O que são enzimas digestivas e como elas ajudam o seu corpo?

O sistema digestivo é composto por diversos órgãos que trabalham em conjunto para digerir os alimentos. Nesse processo, algumas moléculas atuam de forma expressiva na quebra da comida ingerida para garantir que os nutrientes sejam absorvidos pelo organismo. Você já tinha ouvido falar sobre o que são enzimas digestivas?

No post de hoje, separamos tudo o que você precisa saber sobre essas proteínas que fazem a diferença na hora da digestão. Continue conosco e entenda melhor o assunto!

O que são enzimas digestivas?

Tratam-se de proteínas que o organismo produz e que são responsáveis por transformar os alimentos em moléculas menores — os nutrientes necessários para a manutenção de todo o corpo.

Presentes desde a boca até os intestinos, as enzimas atuam por meio da aceleração de reações. Assim, amplificam o processo de digestão de proteínas, de carboidratos e de lipídios no organismo.

Essas proteínas são muito específicas, o que significa que cada uma delas acelera a reação de quebra de uma única substância em condições de temperatura e de pH extremamente rígidas.

Além de serem produzidas naturalmente pelo corpo, as enzimas digestivas também podem ser encontradas em alguns alimentos, como o abacaxi e o Kefir, ou em suplementos.

Quais são os tipos?

Entre as principais enzimas digestivas estão:

  • proteases: atuam sobre as proteínas, transformando-as em aminoácidos;
  • lipases: transformam as gorduras ingeridas em ácidos graxos;
  • amilases: quebram o amido em maltose;
  • lactase: facilita a hidrólise da lactose em glicose e galactose;
  • tripsina: degrada proteínas que não foram quebradas em aminoácidos no estômago.

Quais são os benefícios das enzimas?

As enzimas permitem uma digestão completa dos alimentos. Dessa forma, o organismo consegue repor todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, sem deficiências nutricionais.

Como citado, as enzimas podem ser ingeridas na forma de suplementos, o que já é uma prática comum entre os atletas que fazem consumo elevado de proteínas e precisam de um auxílio a mais na hora de digerir essas substâncias.

Assim, o uso de enzimas digestivas ajuda a reduzir:

  • o desconforto gástrico e intestinal;
  • a dilatação estomacal;
  • refluxos;
  • a sensação de fadiga;
  • doenças provocadas devido a problemas de absorção.

Ademais, a boa digestão conquistada pelo uso de enzimas contribui diretamente para a recuperação muscular e ganho de massa magra.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Como elas são comercializadas?

Você pode encontrar os suplementos à base de enzimas digestivas em farmácias de manipulação. Os principais tipos comercializados são as proteases, especialmente a bromelina e a papaína, as lipases e a lactase, muito utilizada em casos de intolerância à lactose.

Consulte um médico ou nutricionista para receber orientações adequadas quanto ao tipo de enzima que você deve escolher. Na hora da compra, certifique-se de que o produto oferece segurança e eficácia.

Comprando em farmácia de manipulação, você terá a garantia da qualidade do seu suplemento. Agora que já sabe o que são enzimas digestivas, não deixe de escolher a sua para melhorar a digestão. Assim, sua saúde sairá ganhando!

Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter para receber conteúdos tão bons quanto este na sua caixa de e-mails. Aproveite!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.