O que são lactobacilos e o que você precisa saber sobre eles?

O que são lactobacilos? Muitas pessoas se perguntam o que são e quais são os benefícios desse gênero de bactérias benignas ao organismo. Elas ajudam na digestão dos alimentos e são importantes na proteção das vilosidades do intestino a partir de substâncias produzidas por elas.

No organismo de um ser humano, existem várias bactérias, sendo que a maior parte se encontra no intestino. A microbiota intestinal é o conjunto de micro-organismos que apresenta um importante papel para o bom funcionamento do corpo, incluindo a proteção contra determinados tipos de doenças. Neste post, vamos mostrar os benefícios e em quais alimentos é possível encontrá-los. Confira!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Quais são os benefícios dos lactobacilos?

Os lactobacilos apresentam diversos benefícios para o organismo, além de regular e melhorar o funcionamento da microbiota intestinal. Outras vantagens incluem:

  • fortalece o sistema imunológico;
  • reduz as toxinas do corpo;
  • garante a multiplicação das bactérias boas no intestino;
  • reduz a quantidade de bactérias nocivas;
  • protege contra doenças autoimunes.

Em quais alimentos é possível encontrar os lactobacilos?

Ingerir os lactobacilos vivos faz muito bem para a saúde e existem vários alimentos em que podemos encontrá-los.

Iogurte

O iogurte, que é o leite fermentado por bactérias, é um dos alimentos que mais apresentam lactobacilos. Em geral, ele contém os dois tipos de micro-organismo: o Streptococus thermophilus e o Lactobacillus bulgarius. Além de ser delicioso, auxilia em uma vida mais saudável. Uma boa opção é ingeri-lo no café da manhã.

Kefir

Muitas pessoas não sabem o que é o kefir, apesar de ser consumido há milhares de anos. Trata-se de uma bebida láctea fermentada, rica em leveduras e bactérias probióticas que auxiliam na melhora da microbiota intestinal e ajuda a manter a boa saúde do corpo.

As bactérias da bebida podem ser cultivadas em casa e a produção do kefir é muito fácil e se assemelha à produção do iogurte. Ele pode ser consumido no lanche ou no café da manhã, por exemplo.

Coalhada

A coalhada é obtida por meio da coagulação do leite e, em geral, está associada à culinária árabe, mas é muito consumida no Brasil. O alimento tem um sabor azedo e apresenta vários benefícios para a saúde. Além de conter cálcio, é composta por micro-organismos do bem, que ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal.

Missô

A deliciosa sopa que é vendida em restaurantes japoneses contém lactobacilos. A pasta é produzida por meio da fermentação da soja e, quando misturada em água, consiste no missoshiru, uma sopa que combina com tofu e cebolinha.

Queijo cottage

Esse tipo de queijo é menos gorduroso e também é rico em probióticos. Ele tem um sabor leve que lembra ricota, o que faz com que muitas pessoas o temperem com especiarias e sal.

Se você não sabia o que são lactobacilos, saiba que esses micro-organismos fazem muito bem para a nossa saúde, já que fortalece o sistema imunológico, ajuda no bom funcionamento do intestino e reduz as toxinas do corpo.

Por isso, lembre-se de consumir os alimentos destacados acima para garantir todos esses benefícios. Outra opção, é buscar por produtos que contenham lactobacilos para perder peso, regular a microbiota intestinal e reduzir a resistência à insulina.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre formas de melhorar a saúde? Então, aproveite a visita no blog e descubra como bloquear a absorção de gordura.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.