Os benefícios do ferro vão além da prevenção contra anemia. Descubra!

Muito se fala sobre a importância do ferro no combate à anemia. No entanto, esse nutriente essencial apresenta diversas outras vantagens para o corpo. Ele é importante para o bom funcionamento das células e para o metabolismo energético e síntese de DNA. Além disso, os benefícios do ferro no organismo incluem, principalmente, o seu papel como transportador de oxigênio para os músculos e no auxílio da produção de elastina e colágeno.

O mineral pode ser obtido por meio de alimentos como vegetais de folhas escuras, feijão, lentilhas, legumes, carne, peixe e cereais integrais. Logo, a boa alimentação e a suplementação, quando necessária, são fundamentais para todos que desejam se manter com a saúde em dia.

Neste post, apresentaremos quatro benefícios do ferro no organismo. Confira!

1. Prevenção contra anemia

O ferro é um dos componentes principais da hemoglobina, pigmento das células do sangue e responsável pelo transporte de oxigênio. A falta desse nutriente pode fazer com que o organismo produza uma quantidade menor de células vermelhas, provocando anemia.

A condição mais comum associada à deficiência de ferro é a anemia ferropriva, que afeta gestantes, adolescentes e crianças. Essa doença causa aumento da sensibilidade ao frio, dor de cabeça, fraqueza no corpo e fadiga. Ao ingerir o ferro adequadamente, é possível prevenir essa condição.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

2. Aumento da imunidade

O ferro desempenha uma função muito importante no sistema imunológico, já que auxilia na proliferação dos linfócitos T, além de produzir espécies que combatem doenças. A deficiência do mineral pode debilitar os sistemas de defesa do organismo, contribuindo para as falhas cognitivas, que inclui menor desempenho neuropsicológico em adolescentes, crianças, bebês e adultos.

3. Melhora da oxigenação

O ferro é muito importante no transporte de oxigênio para todo o corpo. Como componente da hemoglobina, ele tem o papel de transportar oxigênio para o músculo em atividade. Já na mioglobina, o nutriente age como fixador do oxigênio nas fibras musculares dos músculos esqueléticos e das fibras cardíacas, para a proteção contra lesões musculares durante os períodos de privação de oxigênio.

4. Proporciona brilho para a pele

Quando existe uma carência de ferro, o nível de hemoglobina diminui, o que resulta na redução dos glóbulos vermelhos. Consequentemente, o fluxo de oxigênio diminui, fazendo com que a pele se torne rígida e pálida. Se os níveis do nutriente estiverem adequados, isso não ocorre, pois a pele ficará mais rosada, brilhante e oxigenada.

5. Promove uma gravidez saudável

As mulheres que estão grávidas necessitam ingerir suplementos de ferro para aumentar os níveis desse mineral. Isso porque ele melhora a capacidade de aprendizado da criança, é essencial para o crescimento saudável e melhora a resistência a infecções.

Como vimos, os benefícios do ferro no organismo incluem a prevenção contra anemia, aumento da imunidade, melhora da oxigenação, entre outros. Por isso, lembre-se de consumir alimentos como vegetais escuros, sementes e leguminosas. Ademais, procure um médico caso você suspeite que esteja com deficiência do nutriente, pois ele poderá indicar o uso de suplementos para melhorar a condição.

Gostou deste post e quer ficar por dentro das nossas publicações? Então siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.