Pilates funcional: o que é e quais são os benefícios?

Não há dúvidas de que a prática de atividades físicas é fundamental para manter a saúde do corpo e da mente. Assim, cada indivíduo deve procurar a que melhor se encaixa em seu perfil. Há modalidades para todos os gostos e necessidades. Entre elas, o pilates funcional, que virou uma tendência atual.

Quer saber a diferença para o método tradicional? Então, continue a leitura deste post para descobrir como é essa técnica, para quem ela é indicada e quais são seus benefícios para a saúde!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

O que é pilates funcional?

Trata-se de uma técnica desenvolvida no início do século passado que trabalha a mente e o corpo em conjunto e que requer um bom ritmo respiratório e muita concentração. Desse modo, tinha como principais objetivos a correção da postura e o aumento da força muscular.

Ao observar que as necessidades de cada pessoa variam bastante, profissionais de fisioterapia e educação física incorporaram algumas técnicas visando à adequação dos exercícios para que atendessem a cada uma de forma particular. Foi assim que surgiu o pilates funcional.

Esse novo método combina outras práticas ao modelo tradicional, como musculação, treinamento funcional e RPG (reeducação postural global), contando com movimentos mais dinâmicos e intensos, trabalhando todos os grupos musculares ao mesmo tempo e configurando um treino mais pesado.

Como consequência, o pilates funcional promove a melhora da frequência cardíaca, ajuda na tonificação do corpo e promove o emagrecimento, além das vantagens já conhecidas do método tradicional.

Quais os benefícios desse método?

O pilates funcional é uma atividade física que oferece inúmeros benefícios para a saúde. Ao adotar essa prática em seu dia a dia, você vai perceber resultados significativos como:

  • aumento de agilidade, força, equilíbrio e resistência;
  • maior flexibilidade;
  • desenvolvimento da consciência e controle corporal;
  • melhora da coordenação motora;
  • ganho de velocidade na execução dos movimentos;
  • melhora do condicionamento físico;
  • prevenção e recuperação lesões;
  • equilíbrio das funções do corpo;
  • desenvolvimento da musculatura;
  • maior estabilidade da coluna vertebral;
  • estimulação do sistema nervoso;
  • redução do estresse e alívio de tensões.

Pra quem o pilates funcional é indicado?

Conforme já mencionamos, essa modalidade de pilates leva em consideração as particularidades e necessidades de cada pessoa. Como o instrutor vai planejar exercícios específicos para cada pessoa, todas estão aptas a praticá-lo.

A diversidade de atividades utilizando o próprio corpo, aparelhos e outros equipamentos torna as aulas menos rotineiras e bastante atrativas. No entanto, é fundamental procurar por um profissional especializado tanto para planejar os exercícios quanto para acompanhar cada movimento. Somente dessa forma é possível garantir todos os benefícios e evitar qualquer tipo de lesão causado por uma execução malfeita.

Se você deseja um treino completo, o qual trabalhe todos os músculos do seu corpo e contribua para a sua qualidade de vida e bem-estar físico e mental, o pilates funcional é uma excelente opção.

Quer saber mais sobre saúde e prática de atividades físicas? Então, siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe os melhores conteúdos! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.