Por que a melatonina é a aliada perfeita para a saúde e bem-estar?

Entender os benefícios desta aliada perfeita para a saúde e como ela pode ser usada são requisitos essenciais para aproveitá-la da melhor maneira. Além disso, é importante adquirir esse produto manipulado em empresas sérias.

Porém, como todo produto natural, é importante buscar informações confiáveis e utilizá-las conforme orientações de especialistas para evitar toxicidade ou falha no efeito desejado, causando desconfiança por parte dos consumidores.

Por isso, apresentaremos, no post de hoje, os benefícios já consagrados da melatonina para que você possa decidir sobre a sua utilização. Acompanhe conosco!

Afinal, o que é a melatonina?

A melatonina é um hormônio produzido fisiologicamente pela glândula pineal, sendo secretada no período da noite. As principais funções dessa substância se referem à regulação do sono e ao controle do ciclo cardíaco, além de possuir propriedades contra a baixa imunidade.

Esse hormônio é encontrado em quantidades mínimas no organismo e uma pequena suplementação já é suficiente para induzir o sono em pessoas com insônia e que não tenham histórico de uso de medicações psicotrópicas.

Além disso, a incidência de luz solar é um dos fatores inibidores de sua secreção. Durante a noite, esse processo é ativado para liberar a melatonina na corrente sanguínea e penetrar nos diversos tecidos, desencadeando outras funções importantes conforme relatamos a seguir.

Quais os benefícios da melatonina?

Controle regular do sono

Pessoas que sofrem com insônia esporádica ou apresentam dificuldade para iniciar o sono podem se beneficiar da ingestão de melatonina. Isso porque, nesses indivíduos, a administração diária normalizará a quantidade desse hormônio na corrente sanguínea e deixará o usuário mais descansado.

Os efeitos hipnóticos da melatonina estão relacionados à diminuição da temperatura corporal e a vasodilatação periférica, contribuindo para o relaxamento muscular, indução e manutenção do sono.

Todavia, a melatonina produz sonolência diurna. Por isso, deve ser usada com cautela em pessoas que realizam atividades que exijam atenção e concentração, principalmente nas primeiras horas do dia.

Ajuda no emagrecimento

As pesquisas que relacionam a melatonina ao emagrecimento ainda estão em fases iniciais, e são os resultados preliminares que apontam para essa conclusão. Por isso, é preciso avaliar cautelosamente essa informação, uma vez que os estudos foram realizados apenas em cultura de células.

O que se pode inferir é que a melatonina, ao induzir o sono reparador em pessoas ansiosas, tende a reduzir o comportamento relacionado à ingestão descontrolada de alimentos, principalmente no período noturno.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Prevenção do diabetes tipo dois

O diabetes tipo dois é uma doença metabólica caracterizada por excesso de glicemia. Os fatores para desenvolvimento dessa enfermidade incluem obesidade, predisposição genética, sedentarismo etc. As estratégias terapêuticas incluem medicamentos e manutenção de uma dieta equilibrada supervisionada por um nutricionista. Contudo, novos alvos terapêuticos têm sido estudados, como é o caso da melatonina.

As pesquisas apontam os efeitos protetores da melatonina nas células pancreáticas, renais e nervosas, principais alvos da hiperglicemia causada pelo diabetes. Os estudos em animais de experimentação evidenciaram esses resultados.

Os benefícios da melatonina para o controle do sono já estão bem respaldados na literatura, porém esse hormônio tem sido associado a outras funcionalidades no organismo. Apesar dos estudos ainda se encontrarem em fase inicial, os pesquisadores estão otimistas em relação à sua função no controle do peso e na prevenção do aparecimento do diabetes.

Se você tem interesse no uso da melatonina, entre em contato conosco que tiraremos todas as suas dúvidas!

Onde encontrar?

Você pode encontrar este produto neste link.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.