Saiba quais são os principais hormônios femininos

Diferentemente do organismo masculino, o feminino passa por vários ciclos hormonais ao longo da vida. Todos os meses, são os hormônios que regem os sintomas da TPM e, mais tarde, os do climatério. Do mesmo modo, também impactam diretamente no metabolismo e no bem-estar.

Por isso, listamos os principais hormônios femininos e explicamos de que forma eles interferem em sua rotina. Acompanhe!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Progesterona

Esse hormônio é produzido pelos ovários e regula o ciclo menstrual, preparando o útero para receber o óvulo fertilizado e impedir que ele seja expelido pelo corpo. Seus níveis aumentam logo após a ovulação. Caso ocorra uma gravidez, eles se mantêm altos para permitir o desenvolvimento das paredes do útero.

Portanto, esse hormônio é fundamental para o processo da gestação. Por outro lado, se não houver um óvulo fertilizado, os ovários deixam de produzir progesterona, o que leva à descamação do revestimento uterino, causando, então, a menstruação.

Estrogênio

Também chamado de estrógeno, é um hormônio sexual produzido pelos ovários e liberado no ciclo menstrual. Durante a puberdade, ele determina as características femininas, como tamanho dos seios, maturação do aparelho reprodutor e distribuição de gordura no quadril, nádegas e coxas.

Também controla a ovulação e prepara o útero para a reprodução. Na menopausa, os ovários param de produzir estrogênio. Por esse motivo, às vezes é necessário fazer reposição hormonal com acompanhamento médico.

Ocitocina

Conhecida como “hormônio do amor”, a ocitocina é produzida pelo cérebro e melhora o humor e a interação social, diminui a ansiedade e a depressão, além de aumentar a ligação entre parceiros e o prazer nas relações sexuais. Também tem papel essencial durante o parto e a fase de amamentação.

Se os níveis de ocitocina estiverem baixos, é possível fazer a reposição por meio de cápsulas, líquido ou spray. Vale lembrar que isso deve ser feito segundo orientação médica.

HCG

HCG é a sigla para Ganadatrofina Cariônica Humana e é um hormônio produzido pelas células que formam a placenta durante a gestação. Enquanto a mulher está grávida, a produção de HCG aumenta para manter os níveis de progesterona no organismo e auxiliar no alinhamento e desenvolvimento do útero. Por isso, é feito um exame para analisar a quantidade de HCG no sangue e, assim, detectar uma gravidez.

Testosterona

A testosterona está ligada ao organismo masculino, no entanto as mulheres também apresentam esse hormônio em taxas mais baixas. Sua função é melhorar a disposição, energia e libido e o desenvolvimento dos ossos e músculos.

Quando há falta de testosterona no corpo da mulher, surge um cansaço grande, desânimo, depressão, baixa libido. Por sua vez, quando os níveis estão adequados, favorecem a memória, a saúde do coração e o ganho de massa muscular nas atividades físicas. Ou seja, o maior problema da testosterona para a mulher não é seu excesso, mas sua falta.

Enfim, os principais hormônios femininos são extremamente importantes no funcionamento correto do organismo. Qualquer distúrbio nos níveis pode causar problemas graves tanto durante a gestação quanto na rotina de qualquer mulher que não esteja grávida. Por esse motivo, o recomendado é contar com um acompanhamento médico para verificar periodicamente as taxas hormonais.

Cuidar da beleza também é uma forma de cuidar da saúde. Por isso, não deixe de baixar nosso e-book com dicas incríveis para ressaltar o que há de melhor em você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.