Descubra quais são os principais hormônios masculinos

Os principais hormônios masculinos são produzidos nas gônadas, também conhecidas como testículos. Eles têm como principal função determinar as características sexuais secundárias, além de promoverem o impulso sexual e induzirem a formação dos gametas.

Durante a puberdade, entre os 11 e os 14 anos, ocorrem as mudanças psicológicas e fisiológicas no corpo masculino. Nessa fase, são produzidos dois hormônios pela adeno-hipófise, que agem sobre os testículos e estimulam a produção da testosterona. Eles são o hormônio luteinizantes (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH).

Neste post, vamos mostrar quais são os principais hormônios masculinos. Confira!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, que está situada no cérebro e tem como função regular o ciclo do sono e o relógio biológico. Ela é liberada no começo da noite, quando a iluminação natural cai, mas o seu pico de produção é maior algumas horas após o anoitecer, o que auxilia a promover o início do sono.

Além disso, a partir dos dados recebidos do ambiente, o hormônio determina como os batimentos cardíacos, a respiração, o humor e a saciedade devem se comportar durante a noite e o dia. Nos homens, a substância pode influenciar na calvície.

Serotonina

A serotonina é um neurotransmissor que atua nas sinapses, que são espaços de conexão entre os neurônios, modulando a maneira como a informação é conduzida de uma célula nervosa para outra. Ela atua principalmente no controle do humor e a sua carência é associada a crises de irritabilidade, depressão, ansiedade e compulsão por doces.

Além disso, o neurotransmissor apresenta funções no sistema circulatório e digestivo. Ela ajuda na expansão e contração dos vasos sanguíneos e no movimento intestinal da digestão. Em homens que sofrem de ejaculação precoce, os sintomas podem ser em decorrência do resultado de alguma alteração na produção de serotonina.

Testosterona

A testosterona é o hormônio principal masculino e é produzido nos testículos. A sua presença é essencial para que os homens desenvolvam libido, produção de espermatozoides, aumento da massa muscular, pelos e voz grossa.

No entanto, a testosterona cai gradativamente a partir dos 30 anos. Na terceira idade, o nível baixo do hormônio pode causar a andropausa, que vem acompanhada de disfunção erétil, fraqueza muscular e desânimo.

Tiroxina 4

A tiroxina 4 é produzida na tireoide e tem como função controlar as funções metabólicas de todo o organismo. Quando presente em excesso pode provocar diarreia, emagrecimento, insônia, palpitação e nervosismo. Em baixas quantidades, pode ser sinônimo de constipação, inchaço, queda de cabelo e desânimo.

No homem, o hipotireoidismo provoca um aumento da prolactina, que prejudica a produção da testosterona, o que leva ao aumento das mamas e a impotência sexual.

Ocitocina

A ocitocina é produzida pelo hipotálamo e é conhecida como o hormônio do amor, já que o seu nível aumenta durante o orgasmo. A substância age como neuromoduladora durante a interação social e na redução da ansiedade. No entanto, nos homens, a produção pode ser até 2 mil vezes menor.

Como vimos, os principais hormônios masculinos apresentam a função de controlar as características sexuais secundárias. Logo, existem alguns medicamentos que auxiliam na reposição hormonal, mas eles não podem ser ingeridos de qualquer forma. Assim, a indicação de um médico faz com que o tratamento seja mais seguro para o homem.

Gostou deste conteúdo e tem alguma dúvida? Então, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.