Quais os benefícios do magnésio para a saúde?

Você sabia que o magnésio tem grande participação para o bom funcionamento do nosso organismo? Presente em alimentos como abacate, grãos de soja, acelga e feijão preto, esse mineral auxilia na manutenção da boa saúde dos tecidos, controla a pressão arterial, melhora o sistema imunológico, regula os níveis de glicose etc.

Entretanto, para que proporcione todos esses benefícios e evite diversas complicações no corpo, ele deve estar em concentrações adequadas. Para que você entenda melhor a importância do magnésio, preparamos este post com informações relevantes sobre o assunto. Então, continue a leitura!

Consequências da deficiência de magnésio

A carência de magnésio no organismo pode resultar em fraqueza aguda, espasmos e dores musculares, cansaço, cãibras e arritmia. Além disso, em casos mais graves, há chances de problemas como confusão mental e até convulsões.

Por esse motivo, é fundamental estar atento às taxas desse mineral e assim evitar quadros de deficiência que dificultam a manutenção do bem-estar.

Quantidade diária ideal para uma pessoa adulta

A ingestão diária recomendada (IDR) para indivíduos adultos é de 260mg de magnésio, segundo a Anvisa, que estabelece essa dosagem a partir da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Pessoas que têm uma dieta equilibrada, ou seja, consomem alimentos dos diferentes grupos alimentares, normalmente conseguem ingerir essa quantidade sem necessidade de suplementação.

No entanto, quem segue uma alimentação pouco balanceada e variada precisa de suplementos para repor o mineral e oferecer ao organismo a dose ideal.

Conheça os principais benefícios do magnésio para a saúde.

Fortalece os ossos

Grande parte do magnésio que ingerimos fica alojado em nossa estrutura óssea. Por isso, ele fixa o cálcio ,principal e mais abundante mineral presente no corpo humano, que atua no fortalecimento dos ossos, articulações, evita dores, fraturas e doenças, como a osteoporose.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Purifica o sangue

O mineral age no combate às substâncias tóxicas que percorrem a corrente sanguínea. Desse modo, regula o pH do sangue, previne patologias crônicas, bem como controla os níveis de açúcar.

Previne o envelhecimento precoce

O magnésio ajuda na produção de colágeno,  proteína que confere elasticidade e firmeza à pele. Assim, flacidez, rugas e linhas de expressão demoram a aparecer, o que proporciona uma aparência jovem por mais tempo.

Melhora a qualidade do sono

insônia é um problema enfrentado por muitas pessoas; porém, com a ingestão da quantidade diária ideal desse mineral, há a regulação da melatonina, o hormônio que tem a função de gerar o sono.

Reduz a fadiga

Por participar de maneira direta da ativação do trifosfato de adenosina, que é a principal fonte de energia do corpo, o magnésio combate o cansaço  e o desgaste físico  com muita eficiência.

Ainda que não tão divulgado quanto outros minerais, o magnésio também desempenha funções indispensáveis para nos manter saudáveis, contribuindo para o nosso bem-estar e qualidade de vida.  Por esse motivo, é essencial se certificar se a quantidade consumida no seu  dia a dia é suficiente para suprir as necessidades do organismo.

Agora que você entendeu a importância do Magnésio, garanta sua dose diária desse mineral e melhore sua saúde!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.