Quais são os melhores alimentos para diminuir o açúcar no sangue?

O consumo frequente de doces e carboidratos — que, quando metabolizados pelo organismo, se transformam em açúcar — pode levar a problemas de saúde diversos.

Isso ocorre porque, se for uma constante, o alto nível de glicose no sangue leva a um processo inflamatório do organismo que, com o tempo, pode acabar se manifestando na forma de alergias, obesidade, diabetes, hipertensão e até mesmo alguns tipos de câncer.

Manter o açúcar longe da dieta e consumi-lo apenas em ocasiões especiais, por exemplo, é um cuidado fundamental para a saúde. Se você pretende iniciar essa mudança de hábito, este artigo é para você! Fizemos uma lista de alguns alimentos para diminuir o açúcar no sangue, que podem ser importantes aliados nesse processo. Acompanhe!

Abacate

Pode parecer estranho que um alimento tão calórico vá ajudar você a emagrecer, mas, acredite! O abacate é considerado uma gordura boa e contém uma substância anti-inflamatória chamada ácido oleico, que ajuda a reduzir o risco de síndrome metabólica — que pode levar a diabetes e a obesidade.

Amêndoas

As amêndoas contêm pouco carboidrato e muita gordura insaturada, o que contribui para a sensação de saciedade. Quando consumidas nos lanches entre as refeições, podem ajudar a controlar o desejo de doces e evitar os picos de glicemia que ocorrem quando comemos demais.

Canela

Essa especiaria também pode ajudar no controle do nível de açúcar no sangue, prevenindo doenças cardíacas e regulando os níveis de colesterol no sangue. Além disso, ela é antioxidante e tem poder termogênico, que contribui para a perda de peso.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Chia

Essa sementinha, que veio do México para virar a queridinha das dietas no Brasil, faz por merecer a fama. Logo, ela não poderia faltar na lista de alimentos para diminuir o açúcar no sangue. Ela contém fibras, proteínas, ômegas 3 e 6, antioxidantes, vitaminas e minerais. Além de ajudar no controle da glicemia, ela pode ser uma aliada na prevenção de doenças do coração e osteoporose, além de melhorar o funcionamento do intestino.

Espinafre

Quem nunca se perguntou o que haveria de tão poderoso nesse alimento, capaz de dar toda aquela força para o Popeye? Além de conter muita fibra, o que já ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue, o espinafre é rico em aminoácidos, cálcio, magnésio e potássio. Contribui, também, para diminuir a pressão arterial.

Consumir esses alimentos não é uma fórmula mágica, mas pode ser de grande ajuda para reduzir o nível de açúcar no sangue, contribuindo para evitar doenças graves. É importante ressaltar que outros fatores da sua rotina também podem contribuir para baixar esse índice.

A prática de exercícios físicos, por exemplo, estimula os músculos a consumirem a glicose presente no sangue para obterem energia. Dormir bem também ajuda a manter os níveis de açúcar e a sensibilidade à insulina. Além disso, maus hábitos de sono podem aumentar o apetite, fazendo com que você coma mais e, consequentemente, ganhe peso.

Para saber como andam os seus níveis de açúcar e tomar as atitudes corretas para que eles não tragam problemas mais sérios, é fundamental consultar um médico regularmente.

Gostou da nossa lista de alimentos para diminuir o açúcar no sangue? Então que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras dicas bacanas para a sua saúde?

Onde encontrar?

Você pode encontrar produtos de qualidade para a sua saúde aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.