Quantas calorias o corpo queima por dia com e sem exercícios?

Você sabe quantas calorias o corpo queima por dia? Com certeza, você já ouviu falar que gastamos energia sem fazermos nenhuma atividade física, e isso é verdade. Afinal, temos um gasto calórico para nos mantermos vivos.

Essa demanda diária do nosso organismo é definida como taxa de metabolismo basal. Ela é a responsável por manter nossas funções vitais, como respiração, batimentos cardíacos, funcionamento dos nossos órgãos, sistemas etc.

Muitos fatores interferem no consumo diário de energia. Continue a leitura, saiba mais sobre seu gasto energético e veja de quantas calorias o corpo precisa por dia!

O que são calorias?

Esse tema está diretamente relacionado à física. Uma caloria é a quantidade de energia necessária para esquentar 1 ml de água em 1 grau. Essa medida também é utilizada para mensurar a energia da comida. Por esse motivo, vemos nos rótulos dos alimentos a porção diária definida por quilocalorias ou kcal, que seria uma quantidade de mil calorias agrupadas.

Para chegar a esses valores, multiplica-se a quantidade de gramas de carboidratos e proteínas por 4 e de gorduras por 9. Como os alimentos liberam grande quantidade de energia, essa foi a forma encontrada por Wilbur Atwater, no século XIX, para facilitar a contagem das calorias.

Como calcular o gasto energético?

Já comentamos que o nosso corpo tem uma demanda diária que mantém nosso organismo vivo. Esse é um índice de referência, pois é a partir dele que conseguiremos manter o equilíbrio do nosso peso corporal. Se consumirmos mais calorias do que gastamos, teremos aumento de peso. Por outro lado, se consumirmos menos calorias do que o requerido pelo nosso metabolismo basal, haverá perda.

Agora, vamos à prática. Veja como se calcula o gasto energético. A equação utilizada para obter o metabolismo basal é chamada de Harris-Benedict. Para as mulheres, o cálculo é 655 + (9,6 x peso em kg) + (1,8 x altura em cm) – (4,7 x idade em anos). Para os homens, a fórmula é 66 + (13,7 x peso em kg) + (5 x altura em cm) – (6,5 x idade em anos).

Quantas calorias o corpo queima em repouso?

Cada organismo tem as suas características, mas de forma genérica pode-se dizer que as mulheres gastam de 1200 a 1400 calorias em repouso, e os homens consomem de 1800 a 2000 calorias diárias.

Porém, como já comentamos, é muito importante que você saiba exatamente quantas calorias o corpo queima por dia. Procurar um profissional de nutrição sempre é a melhor alternativa, pois além de calcular o seu metabolismo basal, ele vai prescrever um plano alimentar para manter um peso adequado.

Quantas calorias o corpo queima em atividade?

Falamos até agora em repouso, contudo, saiba que o corpo consome muito mais energia em movimento. Por isso, quando o objetivo da pessoa é perder peso, realizar atividades físicas é essencial para o processo de emagrecimento.

Atividades aeróbicas são mais eficazes para o consumo de calorias, pois alteram com mais intensidade nossos batimentos cardíacos e respiração. Aposte em esportes como corrida, natação, dança, futebol, basquete, handebol, bike, patins etc.

Tenha uma meta clara dos seus objetivos, afinal, só assim será possível definir se pretende ganhar ou perder peso. Sabendo quantas calorias o corpo queima por dia, é possível definir uma dieta para que o resultado seja alcançado.

De quantas calorias o corpo precisa para emagrecer?

As calorias que o corpo precisa para emagrecer dependem diretamente dos cálculos que mencionamos acima. Em primeiro lugar, é preciso saber o consumo do metabolismo basal (sem nenhuma atividade física inserida). Posteriormente, é preciso levar em consideração o nível de atividade física individual.

Fisiologicamente, o processo do emagrecimento — queima de gordura — ocorre quando queimamos mais calorias do que ingerimos na nossa alimentação. Por isso, é essencial subtrair em média entre 250 e 500 calorias da sua ingestão diária para conseguir a perda de peso.

No entanto, lembre-se de que essa subtração não deve acontecer diretamente na sua taxa metabólica basal, que é, basicamente, o valor calórico mínimo que seu corpo precisa para funcionar de maneira segura e conseguir realizar todos os processos metabólicos mais básicos.

Mais uma vez, recomenda-se um nutricionista para que esse cálculo seja realizado com segurança, uma vez que cortes calóricos enormes (acima de 25%) geram desaceleração do metabolismo e desconfortos, como fadiga durante o dia e demais problemas.

Quais são os alimentos mais e menos calóricos?

A princípio, é difícil escolher quais são os alimentos mais e menos calóricos. Contudo, uma boa métrica consiste em observar a quantidade de gordura na composição nutricional. Isso acontece porque cada grama de gordura carrega consigo cerca de 9kcal, o valor energético mais alto entre os macronutrientes.

Macronutrientes são, basicamente, as proteínas, carboidratos e gorduras que seu corpo metaboliza para manter seu organismo funcionando perfeitamente. A princípio, não é recomendado nenhum corte para conseguir resultados, e sim sugerido uma moderação adequada desses três importantes nutrientes.

Vale ressaltar que alimentos ricos em carboidratos também podem ser altamente calóricos, especialmente se eles forem repletos de açúcar. Por isso, procure eliminar alimentos processados, ricos em gorduras e em carboidratos simples para conseguir ter uma redução calórica na sua alimentação.

O que eliminar da dieta para perder peso?

Refrigerantes, hambúrgueres (processados), massas brancas e demais alimentos devem ser moderados para que haja controle da saúde e do peso. Em contrapartida, alimentos integrais e ricos em fibras devem ser adicionados para aumentar a saciedade e ajudar na promoção do emagrecimento.

Proteínas magras também devem ser adicionadas de maneira consciente na alimentação. Frango e peixe, por exemplo, são duas das melhores fontes que ajudarão na sua saúde e a manter seu metabolismo acelerado.

Frutas, legumes e verduras também devem ser inseridas de maneira estratégica para que todas as vitaminas e minerais essenciais sejam absorvidos pelo seu organismo de maneira regular. Todas essas medidas garantem o bom funcionamento do seu corpo e a manutenção da boa saúde.

Por fim, não se esqueça também de trocar as gorduras ruins (óleo de soja, por exemplo) por gorduras boas, como óleo de peixe e azeite de oliva extravirgem. Nozes e castanhas também são fontes de gorduras boas e por isso são outras opções de alto valor.

Vale ressaltar que todas as quantidades dependerão do seu consumo calórico diário e demais informações que mencionamos até aqui. Os melhores protocolos e a distribuição dos alimentos (como o dia do lixo) também devem ser orientados por um nutricionista, que é o profissional qualificado para cuidar da alimentação daqueles que buscam performance, saúde ou até mesmo resultados estéticos.

Agora que você já sabe de quantas calorias o corpo precisa por dia, que tal receber outros conteúdos interessantes como este no seu e-mail? Para isso, basta assinar a nossa newsletter.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.