Queda de cabelo pós-parto: entenda as causas e como tratá-la

Sem dúvidas, a maternidade traz enormes mudanças na vida da mulher. Entre elas, está a queda de cabelo pós-parto. Durante a gravidez, os fios ficam mais fortes, brilhantes, com as hastes mais grossas e pouca queda. No entanto, alguns meses após o bebê nascer, é bastante comum que as novas mamães percebam que os cabelos parecem perder força e caem mais.

É como se os fios que não caíram durante a gestação resolvessem cair todos de uma só vez. Pensando no quanto isso incomoda as mulheres, nós elaboramos este post para explicar por que isso acontece, se há como evitar esse problema e quais tratamentos são indicados. Confira!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Por que ocorre a queda de cabelo pós-parto?

Durante a gravidez, há um aumento da produção dos hormônios femininos progesterona e estrógeno, essenciais para a formação e manutenção da saúde do bebê. Como os cabelos também são influenciados pelas ações dos hormônios, eles se tornam ainda mais bonitos nessa fase, ficam com mais brilho, mais resistentes e com menor queda, pois há um aumento da duração do ciclo capilar.

Entretanto, após o nascimento do filho, a produção desses hormônios reduz drasticamente, impactando também a estrutura dos fios. Esse é um processo natural do corpo feminino, então não se preocupe.

Há como evitar que isso aconteça?

Em geral, perdemos entre 100 a 150 fios de cabelo diariamente e após o parto essa quantidade fica em torno de 500. Bastante, não é? Mas tenha calma. Isso não é o suficiente para que você fique careca. Mesmo assim, sabemos o quanto esse problema incomoda as mulheres. Por isso, separamos dicas para diminuir essa queda acentuada. Anote cada uma delas!

Tenha uma alimentação nutritiva

Manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para todos, principalmente para as mulheres no pós-parto. Invista em um cardápio rico em:

  • proteínas, como leite e derivados, ovos e carne;
  • zinco, como castanha do Pará, amendoim, amêndoas e semente de soja;
  • ferro, como beterraba e feijão;
  • vitamina A, como espinafre e cenoura.

Opte por um suplemento natural

Com a correria dos primeiros meses com o bebê, nem sempre é possível seguir uma alimentação variada. Então, a dica é conversar com o seu médico e perguntar sobre o uso de multivitamínicos para garantir que todos os nutrientes necessários serão ingeridos na quantidade correta.

Tome sol

A falta de vitamina D também é um dos fatores que contribuem para a queda de cabelo no pós-parto. A solução é aproveitar para tomar um pouco de sol junto ao bebê. Porém, tome cuidado com os horários: o ideal é antes das 10 horas e após as 16 para evitar que os raios ultravioleta agridam a pele.

Use produtos para cabelos frágeis

Ao escolher seu xampu e condicionador, opte pelos específicos para cabelos fracos e para evitar queda de cabelo. Eles contêm elementos na formulação que favorecerão seus fios. Usar ampolas de vitamina A também ajuda a manter os cabelos fortes, bonitos e hidratados. Outro detalhe importante é evitar o uso constante do secador e da chapinha, que tendem a enfraquecer os fios.

Quanto tempo dura a queda dos fios?

A perda dos fios geralmente começa por volta de 3 meses após o nascimento do bebê e pode durar entre 3 e 6 meses. Esse é o período que o corpo leva para voltar a produzir os hormônios nas quantidades ideais. Se a queda persistir após esse tempo, o indicado é procurar um médico para investigar qual é a causa e que tratamento é o mais adequado.

Agora que você já sabe que a queda de cabelo pós-parto é um processo natural, não deixe de adotar os hábitos que listamos neste post. Além de fortalecer seus fios e deixá-los mais bonitos, ainda contribuirá para a sua saúde e bem-estar.

Quer mais dicas sobre o assunto? Então, aproveite a visita no blog e leia outro post para conhecer 4 truques para deixar seu cabelo mais forte e saudável.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.