Rejuvenescimento da pele: veja quando usar cremes anti-idade

Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 66% dos entrevistados consideram cuidar da beleza uma necessidade, e não somente um luxo. Nesse sentido, tratamentos para rejuvenescimento da pele têm ganhado cada vez mais popularidade em clínicas estéticas e no segmento de produtos faciais.

Dentro dessas opções, os cremes anti-idade costumam ser muito procurados. Mas quando se deve começar esse tipo de tratamento? Como eles podem ajudar na saúde e aspecto da pele?

Para saber a resposta dessas e de mais perguntas, continue a leitura!

Quando começar a usar cremes anti-idade?

É comum que cada pessoa tenha uma relação diferente com sua aparência física. Enquanto algumas se preocupam com o envelhecimento desde cedo, outras só passam a avaliar essas questões na terceira idade.

Porém, para ter uma pele bonita e evitar os efeitos da ação do tempo, é preciso ter cuidado ainda na juventude. O uso diário de protetor solar, o consumo abundante de água e uma alimentação rica e balanceada são alguns dos fatores que afetam o rejuvenescimento da pele.

Já em relação aos cremes anti-idade, o recomendado é que o seu uso se inicie por volta dos 25 anos. Isso porque eles têm ação preventiva, ajudando a reduzir o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Para quem já passou dos 45, é indicado produtos com poder mais hidratante, uma vez que ocorre um ressecamento gradativo da epiderme conforme o envelhecimento.

Como esses produtos ajudam no rejuvenescimento da pele?

Um dos maiores vilões do rejuvenescimento da pele é o sol. Ele destrói o colágeno e a elastina, substâncias responsáveis pela firmeza da pele. Além disso, estima-se que ocorra a redução de 1% de colágeno todos os anos, a partir dos 30. Dessa forma, a maioria dos cremes anti-idade buscam reverter os danos causados pelos raios UVA, além do processo natural de envelhecimento.

Normalmente, eles são ricos em vitaminas e substâncias que ajudam nisso, como:

  • vitamina C: recomendada principalmente para os mais jovens, devido sua ação antioxidante;
  • vitamina A: contribui para a produção de colágeno e elastina, além de ajudar na síntese celular;
  • vitamina E: fornece proteção contra radicais livres e retarda a deterioração das células da epiderme.

Como deve ser a rotina de cuidados?

Uma rotina especial de cuidados é fundamental para a prevenção do envelhecimento da pele. Para isso, é fundamental seguir algumas etapas:

1. Limpar

A epiderme é exposta a uma série de substâncias nocivas ao longo do dia. Dessa forma, fazer a limpeza diária ajuda a eliminar essas impurezas e controlar sua oleosidade.

2. Tonificar

Os tônicos são fundamentais para reparar o PH da pele, preparando-a para as próximas etapas.

3. Hidratar

hidratação é fundamental para um aspecto mais bonito e jovem. É importante escolher produtos adequados para cada tipo de pele para que os efeitos sejam positivos.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

4. Proteger

Aqui entram desde o uso de cremes anti-idade para retardar o envelhecimento até o hábito do protetor solar, que deve ser utilizado todos os dias, mesmo naqueles nublados.

Como escolher a melhor opção?

Na hora de escolher os cremes anti-idade, é importante seguir alguns passos essenciais:

1. Leia os rótulos

A legislação obriga que os rótulos do produtos contenham as substâncias usadas e sua ação esperada. Assim, é possível identificar quais os componentes de cada opção e se elas estão relacionadas ao rejuvenescimento da pele. Nessa etapa, a pesquisa é fundamental!

2. Experimente e avalie os efeitos secundários

Cada pessoa tem um organismo diferente. Por isso, experimentar os produtos e verificar quais foram os resultados é uma boa pedida. Porém, lembre que a maioria dos tratamentos exige um período mínimo para começar a entregar o prometido.

3. Prefira os cremes farmacêuticos

Ao manipular um creme anti-idade, é possível ter consciência de cada componente utilizado e ter a tranquilidade de que todo o processo foi acompanhado por um farmacêutico. Além disso, algumas vezes é possível personalizar aquela opção de acordo com suas necessidades.

Prestar atenção a esses detalhes é essencial para alcançar o rejuvenescimento da pele e impedir o aparecimento de novos sinais.

Se você quer saber mais sobre cuidados desse tipo, confira nosso artigo sobre como prevenir o surgimento de espinhas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.