Colágeno UC-II também melhora dores articulares de animais. Confira!

Depois da água, o colágeno é substância mais presente no organismo, servindo como matéria para a construção das cartilagens, ossos, tendões e pele. Há três tipos dessa substância e cada uma delas têm funções específicas no corpo. O colágeno UC-II é o principal componente das cartilagens.

Desse modo, a suplementação com esse nutriente é fundamental para prevenir e tratar doenças das articulações. No entanto, não somos somente nós que sofremos com esses males: os animais também podem ser acometidos por dores articulares. Por isso, preparamos este artigo para explicar o que é o colágeno UC-II, quais seus benefícios e como ele pode ser usado nos animais. Acompanhe!

O que é colágeno UC-II?

Também chamado de colágeno do tipo 2, é o principal componente das cartilagens. Ele é produzido por estruturas denominadas condrócitos, que são a matriz não-celular da cartilagem. Assim, pode-se dizer que é como um líquido localizado no interior da cartilagem.

Trata-se de um colágeno não desnaturado extraído do esterno do frango. A substância é fabricada por um processo patenteado, não enzimático e a baixas temperaturas. Desse modo, é possível garantir a integridade da proteína. Isto é, obtém-se um colágeno puro, com atividade biológica inalterada e sem alteração molecular.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Quais os benefícios desse tipo de colágeno?

Como mencionamos, há 3 tipos de colágeno. No entanto, somente 10% do total é do tipo 2. Conforme a idade avança, o organismo passa a produzir cada vez menos dessa substância. Por esse motivo, sua suplementação é bastante comum e necessária. Confira de que forma esse colágeno contribui para a saúde:

  • reduz dores nas articulações;
  • ajuda na recuperação de lesões esportivas, em especial a do joelho;
  • aumenta a velocidade de cura da cartilagem;
  • promove a reprodução, função e manutenção do tecido da cartilagem;
  • auxilia na resposta imune que impede a divisão da cartilagem;
  • lubrifica e hidrata as articulações por conter ácido hialurônico;
  • trata a inflamação de articulações;
  • estimula a produção de colágeno.

Como pode ser usado em animais?

O colágeno UC-II pode ser ingerido tanto por humanos quanto pelos animais. Do mesmo modo que acontece conosco, a produção do colágeno neles diminui com o passar dos anos. Sendo assim, é comum que os bichinhos idosos apresentem dores articulares. Dessa forma, o colágeno do tipo 2 é indicado para o tratamento de doenças como osteoartrite, de origem autoimune, e artrite reumatoide.

Esses problemas podem surgir em animais obesos, idosos, com predisposição ambiental ou genética a lesões articulares, animais de competição, entre outros. O suplemento desse tipo de colágeno apresenta as seguintes vantagens para os bichinhos:

  • melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações;
  • promove maior conforto das articulações inflamadas;
  • diminui a inflamação das articulações;
  • regenera os tecido das cartilagens.

Portanto, o colágeno UC-II é fundamental para manter e recuperar a saúde das articulações, diminuindo as dores e dando maior conforto tanto a pessoas quanto aos animais. Porém, no caso dos bichinhos, é essencial consultar um veterinário, pois somente um profissional pode avaliar a situação em particular e recomendar a dosagem necessária e forma de administração.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.