Sabia que o Gaba ajuda a combater a ansiedade? Veja mais benefícios!

Você já ouviu falar em neurotransmissores? Basicamente, são substâncias químicas criadas pelo nosso corpo para fazer a transmissão de informações. Ou seja, são mediadores químicos. O ácido gama aminobutírico é um deles. Conhecido também como gaba, seu principal papel é regular a agitação cerebral — o que gera uma sensação de calma, por isso, é frequentemente chamado de neurotransmissor do relaxamento.

No entanto, essa não é sua única característica. Quer saber mais sobre ele? Então é só continuar a leitura!

Qual a importância do ácido aminobutírico para o organismo?

A quantidade de benefícios já demonstra a importância do gaba para o nosso corpo. No entanto, se fosse necessário resumir em poucas palavras, a importância seria para o equilíbrio da atividade cerebral. Afinal, essa função é essencial para tantas outras.

Pense um pouco nas comunicações feitas pelo seu corpo quando você decide movimentar a sua mão, por exemplo. Cada movimento feito ou pensado é controlado pelo sistema nervoso. Assim, quando queremos mover a mão, o cérebro envia a informação por meio de impulsos elétricos e substâncias químicas.

É a partir daí que o gaba surge, pois é um neurotransmissor que auxilia na regulação cerebral. Basicamente, ele previne a excitação exagerada dos neurônios. Além disso, controla e organiza a comunicação entre as sinapses nervosas. Desse modo, assegura que os sinais cheguem no lugar e no tempo correto.

Para que serve o gaba?

Já sabemos que ele atua auxiliando na atividade e também na regulação cerebral. No entanto, o ácido aminobutírico está relacionado a diversos outros mecanismos fisiológicos. Confira quais.

Perda de peso

O número diminuindo na balança é consequência de um conjunto de fatores. O gaba intensifica os resultados do exercício físico e ajuda a diminuir o estresse. Esses dois benefícios juntos levam a uma diminuição do apetite e de compulsões alimentares, o que faz com que aconteça a perda de peso.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Alívio de ansiedade

Essa é uma das funções mais importantes do ácido gama aminobutírico. Quando os níveis do neurotransmissor estão abaixo do ideal, a chance de nos sentirmos angustiados e ansiosos é maior. Sendo assim, o gaba minimiza o estresse e a ansiedade, pois provoca uma sensação de relaxamento.

Ganho de massa muscular

Para quem pratica atividade física, o gaba é um ótimo aliado. Além de melhorar a performance e intensificar os resultados, ele aumenta os níveis hormonais, o que ajuda na recuperação dos músculos. Para além disso, estimula a produção do GH, um hormônio do crescimento.

Prevenção da queda de cabelo

Como vimos, o ácido gama aminobutírico desempenha um papel importante no aumento do hormônio do crescimento. É, portanto, uma ajuda extra para quem tem problemas com queda ou dificuldade no crescimento dos fios.

Afinal, o GH está relacionado com a recuperação do cabelo e prevenção de quedas. Vale enfatizar que é durante o sono que esse hormônio age. Nesse sentido, nos deparamos com outro benefício do gaba: ele melhora a qualidade do sono.

Quais as contraindicações?

Embora o gaba seja produzido naturalmente pelo nosso organismo, a suplementação é a escolha feita por muitas pessoas. No entanto, ela deve ser feita junto a um médico. Por isso, ao desconfiar da necessidade, o ideal é procurar orientação.

A contraindicação é apenas para grávidas ou mulheres que estão em processo de amamentação. Para as demais pessoas, desde que se perceba a necessidade, a suplementação apresenta uma série de vantagens.

Existem efeitos colaterais?

Embora seja considerado seguro, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais. Além disso, é preciso ter atenção com as doses. O consumo máximo é de 750 mg por dia, divididos em duas ou três ingestões.

Entre os efeitos indesejados estão problemas respiratórios e convulsões. A superdosagem também pode causar formigamento na pele e vermelhidão nos olhos. Um médico deve ser procurado diante do aparecimento de qualquer sintoma.

Agora que você entendeu o que é o ácido gama aminobutírico e o seu papel no organismo, pode ficar mais atento para os sinais do seu corpo. Quem sabe o gaba não seja ideal para melhorar a sua qualidade de vida?

Gostou de saber mais sobre o gaba? Precisa ou conhece alguém que necessita do suplemento? Então, conheça as nossas opções!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.