saiba-como-manter-a-hidratacao-da-pele-diariamente

Saiba como manter a hidratação da pele diariamente

Manter a hidratação da pele é um desafio diário frente as constantes impurezas originadas pela poluição do ar, das atividades da vida diária — como banhos demorados e o uso excessivo de sabonete — e outras situações que danificam esse grande órgão.

Por isso, é fundamental que aconteça o retorno de água ao organismo para evitar complicações internas como constipação, distúrbios renais e problemas externos como pele ressecada, frágil e flácida.

Além disso, uma pele hidratada revela cuidados contínuos com o corpo, vitalidade do indivíduo e melhor aporte de água para as reações bioquímicas essenciais para o funcionamento do organismo.

Quer saber como é possível hidratar a sua pele? Então continue lendo este post!

Afinal, o que é hidratação da pele?

Hidratar a pele é o fato de repor a quantidade necessária de água no corpo, já que ela é o componente essencial para as reações químicas que ocorrem no organismo. Esse composto regula desde as funções cerebrais até a quantidade de sangue circulante.

Isso porque a água está presente no espaço intracelular e entre os tecidos, o que os mantêm fluidos e aptos a realizarem a troca de nutrientes e excreção de dejetos na corrente sanguínea que serão eliminados pelo rim.

Com a ingestão de água, esse processo é otimizado e mantém a normalidade das funções do organismo. Aqui é importante frisar que a quantidade da reposição desse líquido sofre variações entre as diferentes idades e condições fisiopatológicas.

Como manter a pele hidratada diariamente?

A reposição de líquidos no corpo deve ser diária e, de preferência, apenas feita com água pura. A quantidade deve ser no mínimo dois litros ao longo do dia, porém para aquelas pessoas com distúrbios renais, esse valor deve ser avaliado pelo médico — assim como a reposição de água com eletrólitos, que deve ser supervisionada por um profissional clínico para evitar desequilíbrio de íons no organismo.

Em relação ao consumo da água, alguns estudos mostram que o gelo é um excelente termogênico enquanto outras pesquisas não apontam diferença entre ingeri-la nas diferentes temperaturas.

Também é importante ressaltar que sucos, vitaminas, refrigerantes e outras bebidas geralmente contêm uma porcentagem pequena de água e grande quantidade de açúcar, aditivos químicos e, por isso, não devem ser incluídos nesse cálculo de reposição diária.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Quais são os recursos externos para a hidratar a pele?

Uma vez que o equilíbrio hidroeletrolítico interno se normalizar, é crucial investir em produtos que ajudam na hidratação externa da pele. Nesse sentido, o uso de hidratantes corporais e faciais deve ser incorporado à rotina diária e esses produtos podem ser manipulados conforme a necessidade individual, mas para isso é preciso alguns cuidados.

Uma atenção especial deve ser dada aos princípios ativos desses produtos, que devem ter propriedades para reter a água já existente na pele ou evitar sua evaporação — para mantê-la saudável e renovada diariamente.

Sendo assim, hidratantes a base de alfa hidroxiácido (AHA), ácido hialurônico, extratos com alcachofra, aloe vera e aveia, além dos óleos de semente de uva e de vegetais, formam uma camada fina na pele e evitam a desidratação.

O hidratante facial também deve ser usado posteriormente ao filtro solar e deve ser indicado por especialistas em dermatologia devido às áreas mistas que a pessoa pode apresentar no rosto. Isso porque é bastante comum ocorrer desidratação em alguns pontos da face e intensa oleosidade em outros, como na chamada zona T.

Como você pode perceber, a hidratação da pele é um processo que ocorre primordialmente pela ingestão diária de água e se complementa com o uso de hidratantes corporais e faciais. Após cumprir a demanda interna, é importante repor as quantidades de água ao longo da pele para finalizar esse processo. O resultado é percebido também na vitalidade dos cabelos e na disposição para as atividades cotidianas.

E aí, gostou das informações desse post? Quer ficar ainda mais por dentro desse mundo saudável? Então, assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Onde encontrar?

Você pode encontrar produtos para hidratação de sua pele aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.