Saúde da mulher: 8 cuidados vitais para ficar longe de doenças

Não é novidade que as mulheres tendem a cuidar mais da saúde do que os homens. Mesmo com tantos afazeres e pouco tempo para executá-las, elas sempre arranjam um tempo para cuidarem de si. No entanto, quando falamos sobre saúde da mulher, não nos referimos apenas às consultas ginecológicas. É preciso cuidar da saúde integralmente.

Por esse motivo, listamos 8 cuidados que toda mulher deve ter para ficar longe de doenças e aumentar seu bem-estar e qualidade de vida. Você verá que são hábitos simples, mas que têm um impacto grande para o funcionamento correto do organismo. Confira!

1. Faça check-ups regularmente

Tenha um médico de confiança para acompanhar a sua saúde ao longo da vida. Para isso, faça consultas regulares para a realização de check-ups. Algumas doenças só apresentam sintomas quando estão em uma fase avançada e, portanto, mais complicadas de serem tratadas. Por isso, é fundamental fazer exames para evitar que avancem e causem danos mais graves à saúde.

2. Cuide da sua saúde mental

Infelizmente, problemas como estresse, ansiedade, insônia, depressão e síndrome do pânico são bastante comuns entre as mulheres. Quando não tratados, eles tendem a progredir e desencadeiam outras doenças, inclusive as cardiovasculares. Então, não hesite em procurar um profissional para avaliar seu caso.

3. Diminua o consumo de sal e aumente o de água

O excesso de sal provoca a retenção de líquidos, podendo levar à hipertensão e problemas cardiovasculares. Por sua vez, a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia é essencial para o funcionamento saudável do organismo. Essas duas atitudes simples contribuem muito para prevenir diversas doenças.

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4. Durma o suficiente

Ter uma boa noite de sono é imprescindível para a recuperação tanto do corpo, quanto da mente. Enquanto dormimos, há a manutenção geral do organismo, a regulação da temperatura corporal e a consolidação da memória. A necessidade de sono varia para cada um. No entanto, o ideal é dormir de seis a oito horas por dia.

5. Controle o seu peso

O sonho de toda mulher é ter o peso ideal. Porém, não se trata apenas de estética, como também de saúde. Afinal, a obesidade aumenta o risco de desenvolver diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral, artrose e tantos outros problemas. Portanto, evite alimentos gordurosos, consuma o mínimo de açúcar possível, reduza o sal e beba muita água.

6. Opte pela reeducação alimentar

Jamais siga dietas radicais ou extremamente restritivas na tentativa de emagrecer. Esses regimes não contém a quantidade necessária de nutrientes para o organismo. Desse modo, mesmo que seguidos por pouco tempo, prejudicarão a saúde do corpo. O ideal é consultar um nutricionista e para elaborar um plano de reeducação alimentar. Assim, você se alimentará bem, não passará fome e manterá o peso ideal.

7. Pratique alguma atividade física

Todos devem praticar exercícios físicos frequentemente, mesmo que não precisem perder peso. Essa prática ajuda a prevenir a osteoporose, diabetes, doenças cardiovasculares e, ainda, melhoram a autoestima, que é essencial para a saúde mental. Há vários tipos de atividades físicas. Certamente você encontrará uma que goste de praticar.

8. Proteja-se contra infecções sexualmente transmissíveis

Elas são causadas por bactérias, vírus e outros micro-organismos, principalmente por contato sexual. Utilizar preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações é o meio mais eficaz para prevenir o contágio de doenças, como também de evitar uma gravidez indesejada.

Nesse último caso, o ideal é aliar o uso de preservativo ao de um contraceptivo. Para encontrar o melhor para o seu corpo, procure seu médico de confiança.

Como você viu, são hábitos simples que melhoram a saúde da mulher. Ao adotá-los, você viverá de forma melhor, aumentando sua qualidade de vida. Então, crie uma rotina diária para cuidar de si e fazer com que essa prática seja prazerosa. Vale ressaltar que sempre que julgar necessário, procure a ajuda e a orientação de um profissional de confiança.

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