Saúde do homem: qual é a real importância do novembro azul?

Ao longo da vida muitas preocupações ocupam nossa cabeça: profissão, bem-estar da família, contas. Para a maioria dessas questões é comum que as pessoas desenvolvam um certo planejamento a fim de manter tudo sob controle. No entanto, existem aspectos ainda mais importantes que são, muitas vezes, esquecidos, como a saúde do homem. A conscientização acerca desse cuidado é tão relevante que motivou o surgimento do famoso movimento conhecido como novembro azul.

Já conhece essa campanha? Que tal saber mais sobre ela e descobrir como ficar mais atento à saúde?

O que é o novembro azul?

Conhecida também como Movember, a campanha iniciou quando alguns amigos resolveram deixar o bigode crescer com o objetivo de atrair atenção para a saúde masculina. Isso aconteceu em 2003, na Austrália, mas conforme os anos foram passando a campanha se tornou mundial. Hoje, por exemplo, é feita em mais de 20 países.

O Brasil é um desses países e conta com diversas ações promovidas ao longo do mês de novembro, escolhido devido ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 do mesmo mês. O movimento teve início no país em 2008, quando foi trazido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Instituto Lado a Lado pela Vida. Atualmente, entre as ações promovidas durante o mês está a oferta de exames de próstata (gratuitos ou com desconto).

É comum, ao longo do mês, ver monumentos e prédios iluminados com a cor azul, entre outras iniciativas que carregam também o símbolo do Movember: o bigode. De modo resumido, o Novembro Azul vem reforçar a importância do cuidado e do diagnóstico precoce, semelhante ao que acontece no Outubro Rosa.

Por que o movimento é importante?

Provavelmente você já escutou por aí que os homens cuidam menos da saúde que as mulheres. Infelizmente, muitos dados confirmam isso. Nesse sentido, o Novembro Azul promove uma mudança de paradigmas no que diz respeito à ida do homem ao médico. Para além disso, o movimento traz diversas informações sobre o câncer de próstata, que é o tipo de tumor mais incidente nesse público.

Por muito tempo existiu um imenso preconceito em relação ao exame de próstata, o que afastava os homens do consultório. A importância da campanha, portanto, está principalmente na desconstrução desse preconceito, já que levou diversas informações aos homens e também às famílias e profissionais.

Atualmente, todas as palestras, eventos e ações da campanha contribuíram para que os homens ficassem mais informados acerca dos principais sintomas da doença, sobre o toque retal e também sobre a importância do diagnóstico precoce. Isso, consequentemente, fez com que muitos valorizassem mais a prevenção e o cuidado com a saúde.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Quais são os cuidados importantes para a saúde do homem?

A principal palavra é prevenção. É importante que homens com fatores de risco (como histórico familiar) procurem um urologista anualmente a partir dos 45 anos e os demais (sem os fatores de risco), a partir dos 50. Essa ida ao médico é importante para que o profissional avalie alterações na glândula, endurecimento e presença de nódulos e verifique demais demandas.

Para além disso, outros cuidados importantes para a saúde do homem são:

Embora o Novembro Azul ajude a relembrar a importância de ir ao médico, a saúde do homem merece cuidado em todos os meses do ano. Assim, é importante levar a sério o cuidado e buscar sempre a prevenção. Ou seja, ir ao médico mesmo sem os sintomas, mesmo sem o incômodo. Tudo isso ajuda no diagnóstico precoce, que é a melhor forma de tratar e conseguir a cura da doença.

Gostou de saber mais sobre o Novembro Azul? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam a campanha e saibam da importância do cuidado com a saúde!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.