Saúde mental no trabalho: saiba qual é a importância e como cuidar

O ritmo acelerado, o alto índice de cobrança e a competição cada vez mais acirrada no ambiente ocupacional são sinais da necessidade de discutir um assunto muito importante: a saúde mental no trabalho.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 a cada 5 funcionários sofrem com algum problema de saúde mental, sendo o estresse e a ansiedade os principais deles. Por muito tempo, esses transtornos foram encarados como um tabu e, até hoje, um quadro de ansiedade associado ao ambiente de trabalho é visto por muitos como frescura — o que precisa ser mudado.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a importância da saúde mental no trabalho, e oferecer dicas de como implementar um ambiente mais saudável para o psicológico dos colaboradores. Vamos lá?

Importância da saúde mental no trabalho

Os funcionários passam grande parte do dia no emprego. Quando esse ambiente é estressante, isso pode levá-los a um estado de exaustão e, em casos mais graves, até depressão.

Assim como a doença física, a exemplo de uma gripe ou uma dor de garganta, os problemas de saúde mental também impedem que o funcionário cumpra a sua função com excelência, o que afeta a produtividade do negócio e aumenta a taxa de absenteísmo.

Intervir e investir em medidas que promovam o bem-estar é, portanto, uma obrigação da empresa. Dessa forma, é possível garantir que os colaboradores estarão saudáveis e prontos para produzir os melhores resultados possíveis.

Medidas que promovem bem-estar no ambiente ocupacional

A OMS destaca a importância das organizações e gestores na promoção de ações que propiciam bem-estar psicológico aos funcionários no ambiente de trabalho.

Confira, a seguir, o que a empresa pode fazer para apoiá-los nesse sentido.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Liberdade de organização

Os funcionários devem ter autonomia para organizar a rotina de trabalho da forma que acharem mais positiva e confortável. Isso diz respeito tanto ao espaço físico, que inclui os estímulos sonoros, a iluminação e até os itens decorativos do local, quanto à flexibilização de horários.

Voz ativa dos colaboradores

A melhor forma de descobrir quais são os problemas no ambiente ocupacional é ouvindo os funcionários. Faça reuniões ou disponibilize pesquisas para que eles exponham as situações que mais os incomodam e peçam ajuda. Dessa forma, você pode estabelecer medidas para solucioná-las.

Atenção do RH na gestão de conflitos

O setor de recursos humanos também deve ficar atento para detectar conflitos entre a equipe e problemas de saúde mental no trabalho. Qualquer sinal de bullying, assédio ou funcionários sobrecarregados deve ser comunicado para os superiores tomarem providências.

Intervalos regulares na jornada de trabalho

Trabalhar sem pausa não faz bem para ninguém. Por isso, organize a rotina de modo que o funcionário possa fazer seu intervalo de descanso para esticar as pernas e arejar a mente. Assim, ele pode relaxar e voltar com mais disposição para suas tarefas.

Apoio às pessoas com transtornos mentais

Caso a empresa detecte que alguns de seus funcionários estão sofrendo com mudanças mais severas no estado de saúde mental, é preciso encaminhá-los para assistência médica e psicológica. O apoio para que eles continuem ou retornem ao emprego, desde que o ambiente seja readaptado para garantir o bem-estar, também é importante no processo de recuperação.

Os gestores são os responsáveis por garantir a saúde mental no trabalho. No entanto, os funcionários também devem participar e dar sugestões para construir um ambiente ocupacional mais saudável, visto que participam dele diariamente. Assim, é possível garantir o bem-estar de todos.

O que achou deste post? Siga nossas páginas nas redes sociais — estamos no Facebook e no Instagram — para ficar sempre por dentro de conteúdos tão bons quanto este. Até mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.