Conheça os principais sintomas de retenção de líquidos

Os sintomas de retenção de líquidos podem ser facilmente observados. Entretanto, antes de tudo é preciso informar exatamente o que pode causar essa condição que afeta a beleza e a autoestima de milhares de pessoas.

A retenção nada mais é do que a dificuldade do corpo para eliminar os líquidos que foram ingeridos por meio da alimentação. Essa condição é considerada como um transtorno metabólico e é facilmente “tratada” sem nenhum tipo de medicamento.

Abaixo, nós falaremos mais sobre os principais sintomas que podem ser observados e quais são as principais alternativas para a solução do problema que costuma afetar — de maneira mais acentuada — as mulheres.

Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Inchaço em várias partes do corpo

Um dos principais sintomas da retenção de líquidos é o inchaço, que costuma variar de pessoa para pessoa.

Para aquelas que ficam sentadas na maior parte do dia, ele pode aparecer no tornozelo e nas pernas e é facilmente observável — especialmente naquelas pessoas que apresentam uma retenção hídrica acentuada. Outros locais que podem ser acometidos pelo problema são o abdômen (na região inferior) e o rosto (abaixo dos olhos).

Para as mulheres que estão próximas do ciclo menstrual, é importante entender que a retenção pode fazer parte deste período de grande variação hormonal. Um fator curioso e que deve ser mencionado é que a retenção de líquidos também pode aumentar o risco para celulites, o que é um ponto que merece atenção do público feminino.

Entretanto, não importando o sexo, é importante observar outros sintomas para eliminar condições clínicas. Se o inchaço vier em conjunto de dores, taquicardia ou outros sinais, recomenda-se a procura por um médico clínico geral.

Ganho de peso rápido

A retenção de líquidos promove um ganho de peso acentuado em um espaço de tempo demasiadamente curto.

Em muitas situações, é possível observar o aumento de alguns quilos de massa corporal (em média os valores costumam ir de 1 kg até 2 kg) em somente algumas horas.

A mensagem positiva é que nossa fisiologia não consegue sintetizar esse volume enorme de tecido adiposo em um intervalo de tempo tão pequeno, e se a balança subiu rapidamente em questão de um ou dois dias, tenha certeza de que a maior parte deste peso é simplesmente água.

Normalmente o ganho de peso ocorre após o consumo de alimentos que são ricos em sódio, como fast-food, pizza e outros alimentos processados. Portanto, nada de desespero para tentar emagrecer rapidamente.

Tratamentos eficazes para retenção de líquidos

Um dos tratamentos mais eficazes e mais simples de todos é a pura e simples ingestão de água. Manter-se hidratado pode simplesmente fazer com que sua retenção suma dentro de um ou dois dias.

Outros tratamentos incluem a inclusão de diuréticos (sempre sob supervisão médica e havendo necessidade), sucos detox — indicado para todas as pessoas — e a drenagem linfática, que costuma gerar resultados excelentes.

Ter uma alimentação adequada e incluir atividade física na rotina também são duas maneiras excelentes de prevenir e até mesmo tratar a retenção, que na maioria esmagadora dos casos, não é grave e somente causa efeitos estéticos desagradáveis.

Gostou do conteúdo sobre os sintomas de retenção de líquidos? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude cada vez mais pessoas a resolverem este problema desagradável!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.