Suar emagrece: mito ou verdade? Veja agora!

Suar emagrece? Você provavelmente já leu ou ouviu essa pergunta muitas vezes nos últimos tempos. Afinal de contas, é um questionamento comum quando se fala de vida saudável, busca por perda de peso e rotinas de academia. E a dúvida faz todo o sentido.

Mas não: suor não significa necessariamente perda de gordura ou gasto calórico. Antes de mais nada, vale enfatizar o conceito. O suor atua como uma resposta do organismo ao aumento da temperatura corporal. Nele, encontram-se água e sais minerais, ou seja, é uma liberação de líquidos, não de gordura.

Quanto maior a intensidade do exercício, maior a tendência da produção de suor. Para sanar outras dúvidas, continue conosco no post e entenda tudo sobre essa reação do corpo humano e a relação dela com o emagrecimento!

Mantenha-se hidratado

Conforme acabamos de conferir, o suor significa uma liberação de líquidos. Portanto, se essa quantidade for excessiva, você corre o risco de sofrer problemas ligados à desidratação do organismo.

O consumo de água antes, durante e depois da realização de atividades físicas é primordial para o bom funcionamento do corpo humano. Assim, nossas funções básicas não são prejudicadas e o emagrecimento é estimulado.

Use as roupas certas

Tecidos de fibras naturais, como algodão ou linho, agregam mobilidade a quem os usa. De quebra, absorvem melhor a transpiração e secam em tempo bem reduzido. Por isso, a escolha pelas peças mais cômodas pode melhorar a performance da atividade.

Mesmo assim, esqueça o mito de que o uso de roupas quentes ou com plástico auxilia no processo de emagrecimento. Essas alternativas somente aumentam a temperatura do corpo, produzindo uma quantidade ainda maior de suor justamente para compensar o impacto das roupas.

Não se engane com a balança

Se você subir na balança antes e logo depois de realizar um exercício intenso, notará a diferença nos números. Mas fuja de falsas impressões: apesar de comum nessas situações, a queda de peso representa a perda de água durante o período de esforço físico.

E lembre-se: quanto maior o suor, maior a perda de água. Com isso, maiores as chances de você acreditar que, exatamente porque transpirou mais, emagreceu mais. E não é verdade, já que isso pode até significar desidratação, dependendo dos níveis de transpiração.

Conte com um profissional de educação física

Suar não emagrece, como já constatamos até aqui. O que pode ajudá-lo a atingir esse objetivo não é a quantidade de transpiração, mas sim o apoio de um profissional especializado em educação física.

O processo de emagrecimento não é uma receita de bolo. Cada organismo responde de uma forma a diferentes estímulos. Basicamente você precisa, além das atividades físicas, seguir uma alimentação balanceada, controlando o consumo de calorias. Um profissional do ramo é capaz de desenvolver um plano individualizado para a conquista das suas metas.

Depois de conferir o texto, você já pode responder a essa questão da seguinte e objetiva maneira: ”suar emagrece? Não”. É muito importante buscar informações e não colocar o próprio corpo em risco por conta de afirmações difundidas sem a devida profundidade e conhecimento. Procure um profissional, exercite-se, regule a alimentação e desfrute dos benefícios de uma transpiração saudável!

Se o post esclareceu suas dúvidas, aproveite a visita e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.