Suor emagrece? 4 mitos e verdades sobre o suor na atividade física

O suor é um líquido composto por ureia e cloreto de sódio e sua principal função é reduzir a temperatura do corpo por meio da evaporação do fluido sobre a pele. Isso porque se o organismo atinge uma temperatura superior a 37°C podem acontecer danos às funções vitais. Muitas pessoas se perguntam se o suor emagrece, já que suamos muito ao praticarmos atividades físicas.

O suor pode ser usado como parâmetro para avaliar se o exercício físico está sendo praticado de maneira intensa ou não, pois praticar atividades intensas acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, o que resulta em suor.

Neste post, vamos apresentar 4 mitos e verdades sobre o suor na atividade física. Confira!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Mitos

1. Suor emagrece

Suar durante a atividade física não causa emagrecimento, somente provoca perda de líquido, sendo recomendado que a pessoa beba bastante água para repor a quantidade perdida. Para emagrecer não é necessário suar, mas, sim, gastar mais calorias do que se consome por dia e manter uma alimentação saudável.

2. Quem transpira cheira mal

O que provoca o odor ruim não é o suor, mas a presença de fungos e bactérias que estão em determinadas partes do corpo. No caso de hiperidrose, é fundamental procurar a ajuda de um médico especializado para que ele avalie qual a melhor maneira de tratar o caso.

3. Suar desintoxica o corpo

Suar durante o exercício físico não elimina as impurezas do corpo, mas representa a perda de minerais e água essenciais para o funcionamento do organismo. Os órgãos que têm por função eliminar as substâncias tóxicas e filtrar o sangue são os rins.

4. Só se transpira no calor

O suor tem a função de controlar a temperatura corporal e isso ocorre em qualquer época. Entretanto, suar muito em um ambiente frio ou sem fazer esforço físico pode ser indício de menopausa ou diabetes.

Verdades

1. Cirurgia pode diminuir com o suor

Se a transpiração acontece em decorrência da hiperidrose é possível diminui-lo por meio da cirurgia. Existe uma técnica minimamente invasiva conhecida como simpatectomia lombar endoscópica, que é usada em situações de suor excessivo nos pés. Já para quem sua a mão e as axilas, existe simpatectomia torácica.

2. Atletas transpiram mais

Em decorrência da frequência e do volume de exercício físico, atletas apresentam a capacidade maior de resfriamento da pele. Triatletas podem suar até 4 litros em uma hora de atividade, por exemplo.

3. Gravidez aumenta o suor

O aumento do fluxo sanguíneo e dos hormônios pode provocar o suor excessivo, sintoma que pode desaparecer ao final da gravidez. No entanto, se os sintomas persistirem é essencial buscar a ajuda de um médico.

4. Suamos embaixo d’água

Mesmo debaixo d’água o organismo produz suor, principalmente quando se pratica um exercício físico, como hidroginástica e natação.

Se você tinha dúvidas se suor emagrece, saiba que o suor apenas causa perda de líquido. Para ter melhores resultados após o exercício físico, lembre-se de se hidratar bastante com água e sucos naturais.

Gostou deste post? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam alguns mitos e verdades sobre o suor!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.