Suor emagrece? 4 mitos e verdades sobre o suor na atividade física
O suor é um líquido composto por ureia e cloreto de sódio e sua principal função é reduzir a temperatura do corpo por meio da evaporação do fluido sobre a pele. Isso porque se o organismo atinge uma temperatura superior a 37°C podem acontecer danos às funções vitais. Muitas pessoas se perguntam se o suor emagrece, já que suamos muito ao praticarmos atividades físicas.
O suor pode ser usado como parâmetro para avaliar se o exercício físico está sendo praticado de maneira intensa ou não, pois praticar atividades intensas acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, o que resulta em suor.
Neste post, vamos apresentar 4 mitos e verdades sobre o suor na atividade física. Confira!
Mitos
1. Suor emagrece
Suar durante a atividade física não causa emagrecimento, somente provoca perda de líquido, sendo recomendado que a pessoa beba bastante água para repor a quantidade perdida. Para emagrecer não é necessário suar, mas, sim, gastar mais calorias do que se consome por dia e manter uma alimentação saudável.
2. Quem transpira cheira mal
O que provoca o odor ruim não é o suor, mas a presença de fungos e bactérias que estão em determinadas partes do corpo. No caso de hiperidrose, é fundamental procurar a ajuda de um médico especializado para que ele avalie qual a melhor maneira de tratar o caso.
3. Suar desintoxica o corpo
Suar durante o exercício físico não elimina as impurezas do corpo, mas representa a perda de minerais e água essenciais para o funcionamento do organismo. Os órgãos que têm por função eliminar as substâncias tóxicas e filtrar o sangue são os rins.
4. Só se transpira no calor
O suor tem a função de controlar a temperatura corporal e isso ocorre em qualquer época. Entretanto, suar muito em um ambiente frio ou sem fazer esforço físico pode ser indício de menopausa ou diabetes.
Verdades
1. Cirurgia pode diminuir com o suor
Se a transpiração acontece em decorrência da hiperidrose é possível diminui-lo por meio da cirurgia. Existe uma técnica minimamente invasiva conhecida como simpatectomia lombar endoscópica, que é usada em situações de suor excessivo nos pés. Já para quem sua a mão e as axilas, existe simpatectomia torácica.
2. Atletas transpiram mais
Em decorrência da frequência e do volume de exercício físico, atletas apresentam a capacidade maior de resfriamento da pele. Triatletas podem suar até 4 litros em uma hora de atividade, por exemplo.
3. Gravidez aumenta o suor
O aumento do fluxo sanguíneo e dos hormônios pode provocar o suor excessivo, sintoma que pode desaparecer ao final da gravidez. No entanto, se os sintomas persistirem é essencial buscar a ajuda de um médico.
4. Suamos embaixo d’água
Mesmo debaixo d’água o organismo produz suor, principalmente quando se pratica um exercício físico, como hidroginástica e natação.
Se você tinha dúvidas se suor emagrece, saiba que o suor apenas causa perda de líquido. Para ter melhores resultados após o exercício físico, lembre-se de se hidratar bastante com água e sucos naturais.
Gostou deste post? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam alguns mitos e verdades sobre o suor!
18 de abril de 2024 às 01:48
natrally like your website however you need to
teset the spelling oon quite a ffew of ykur posts.
Many of them are rife wuth spelling probledms and I
in finding it very bothersome to inform the truith on the other hand I ill certainly coome again again.
Also visiot my blog post: penzu.Com