Suplementação para iniciantes: 4 cuidados essenciais que você deve ter
Se você passou a treinar recentemente (ou está pensando em malhar) certamente está empolgado e deseja ter resultados rápidos, não é mesmo? Afinal, ninguém quer esperar um ano para começar a ver a mudança no corpo. Pensando nisso, preparamos este post para explicar sobre a suplementação para iniciantes.
Primeiramente, é preciso esclarecer que os suplementos alimentares não são ruins nem restritos somente aos atletas de alta performance. Tratam-se de compostos cujo objetivo é complementar a dieta. Vale ressaltar que a alimentação é extremamente importante para ter resultados positivos na prática de atividades físicas.
Desse modo, a suplementação é uma forma de potencializar os treinos, mas não deve ser feita sem cuidados nem critérios. A seguir, veja o que deve ser observado.
1. Procure uma orientação profissional
O ideal é sempre fazer um acompanhamento com algum profissional de nutrição. Como os suplementos complementam a alimentação, somente uma pessoa capacitada poderá avaliar seu histórico, analisar sua dieta ou prescrever uma nova e verificar quais nutrientes devem ser ingeridos para que você atinja os objetivos pretendidos com os treinos.
Ou seja, serão consideradas as necessidades físicas e nutricionais que são particulares a cada pessoa, como rotina, hábitos alimentares, carências nutricionais e estado de saúde. Assim, o profissional poderá indicar quais suplementos são os mais indicados para o seu caso em específico. Cada organismo é diferente e é preciso respeitas as diferenças de cada um.
2. Respeite a dosagem
A dosagem é calculada tendo como base os seus hábitos alimentares. Por esse motivo, é fundamental respeitar a dosagem recomendada. Ingerir uma quantidade maior que a indicada não trará resultados mais rápidos. Consumir a quantia igual ao do colega de treino é outro erro bastante comum na suplementação para iniciantes.
O efeito não será mais intenso e isso pode trazer problemas graves para a saúde. Exagerar na dose dos suplementos pode sobrecarregar alguns órgãos, especialmente o fígado e os rins. Ao ficar doente, você deverá se afastar do treinamento, atrasando ainda mais a chegada dos resultados.
3. Consuma os suplementos adequados
O mercado oferece diversos tipos de suplementos para várias finalidades. Desse modo, é essencial que você consuma os adequados para o objetivo que deseja atingir. Confira os principais:
- termogênicos: aceleram o metabolismo. Com isso, aceleram a queima de gorduras, melhoram o desempenho físico e ajudam na definição muscular;
- ganho de massa: aumentam o volume dos músculos e a força do indivíduo. Os mais utilizados para esse caso são: whey protein, BCAA, albumina, ZMA e creatina;
- melhorar a disposição: apresentam alto índice glicêmico e, por isso, fornecem energia rapidamente. Os mais conhecidos são: maltodextrina, barras energéticas e dextrose.
4. Entenda que os suplementos não fazem milagres
É verdade que os suplementos são excelentes aliados para quem deseja potencializar os resultados da malhação, seja queimando gorduras, seja aumentando a massa magra, a força e a disposição. Contudo, eles não agem sozinhos.
De nada adianta você ingerir suplementos se você negligencia os treinos, não realiza os intervalos estipulados, pula séries e não segue o plano feito pelo instrutor. Do mesmo modo, os suplementos não surtirão efeito se você cair na tentação de escapar da dieta.
Enfim, a suplementação para iniciantes é uma forma excelente de acelerar os resultados. Ao vermos que todo nosso esforço e dedicação nos exercícios, alimentação e suplementos estão surtindo efeito rapidamente, ficamos ainda mais entusiasmados e estimulados a seguir com os novos hábitos.
Para encontrar os melhores suplementos para impulsionar seu desempenho físico, visite nossa loja virtual e conheça nossos produtos agora mesmo!