É preciso suplementação para vegetarianos? Descubra!

A suplementação para vegetarianos é um tema fervorosamente debatido entre aqueles que comem e não comem carne. O grupo que se abstém das fontes animais de nutrição relata que não há qualquer necessidade para optar por esses alimentos, enquanto o lado “carnívoro” faz ênfase para a falta da absorção de algumas vitaminas, minerais e principalmente aminoácidos que estão presente nas carnes.

Antes de optar por um lado, saiba que. assim como qualquer outro caso, a suplementação é somente uma alternativa para aqueles que não atingem suas quantidades diárias de um nutriente em especial. Portanto, suplementar é uma individualidade que leva em conta inúmeros fatores dietéticos em vez de ser uma norma para quem não comem carne.

Nesta postagem, falaremos mais sobre o assunto sem deixar de informar alguns dos pontos mais importantes sobre a dieta vegetariana e até mesmo a falta de alguns aminoácidos, vitaminas e minerais. Gostou da ideia? Continue sua leitura!

Quando a suplementação para vegetarianos é necessária?

Como falamos, a suplementação para vegetarianos é necessária quando há deficiência em algum nutriente essencial para o funcionamento do metabolismo. Deve ser ressaltado que varia de acordo com o indivíduo, e o nível de ingestão leva em conta idade, gênero, nível de atividade física, entre outras particularidades.

Entretanto, é preciso ressaltar que os alimentos de origem vegetal, em sua maioria, apresentam algumas deficiências claras. Uma delas é a falta da vitamina B12, extremamente importante para saúde do sistema nervoso (central e periférico).

Essa vitamina também tem papel importante na manutenção da visão e nos movimentos corporais habituais do cotidiano. Sua falta causa inúmeros problemas irreversíveis, incluindo cegueira e danos nos nervos. Outros sintomas incluem fraqueza muscular e formigamento nos membros superiores e inferiores.

A falta de ferro em alguns vegetais é outro ponto importante. Sua falta causa fraqueza, falta de ar, hemorragias e outros sintomas em casos extremos. Apesar do alarde inicial, não é preciso se preocupar de imediato.

Como saber a deficiência desses nutrientes?

A deficiência de qualquer vitamina no organismo gera alguns sintomas claros e impossíveis de serem ignorados, a não ser que haja negligência por parte do indivíduo. Apesar disso, é essencial consultar um médico e/ou nutricionista para fazer uma análise da absorção de cada um desses nutrientes essenciais para o organismo humano.

Somente com exames laboratoriais é possível determinar com exatidão a falta ou a presença dessas vitaminas e nutrientes na corrente sanguínea. Além disso, é completamente desaconselhável iniciar uma dieta restritiva — como é o caso do regime vegetariano — sem um acompanhamento clínico.

Ademais, o nutricionista é um dos principais especialistas que combinam alimentos a fim de evitar essas deficiências que mencionamos até aqui, fazendo com que seu acompanhamento se torne ainda mais importante.

Qual a importância de uma consulta com um profissional?

O médico e o nutricionista são os dois profissionais mais qualificados a diagnosticar um indivíduo que deseja realizar uma mudança alimentar. As razões para isso são variadas, mas incluem o risco de agravo ou desenvolvimento de comorbidades (como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e outras condições crônicas) e as peculiaridades naturais de cada pessoa.

Com uma consulta, todas essas questões são devidamente sanadas. O paciente fica tranquilo e ainda inicia sua nova dieta com total segurança, sabendo que não haverá efeitos adversos ou demais problemas na sua saúde.

Para aqueles que estão preocupados em suplementar, saiba que é comum em inúmeros grupos a medida profilática de recomendar um suplemento vitamínico: gestantes, idosos e crianças, por exemplo, geralmente ingerem mais vitaminas e minerais para garantir seu desenvolvimento físico e cognitivo de maneira plena. Também devem ser mencionados os atletas amadores e profissionais que fazem o uso regular desses produtos. Portanto, não há o que temer.

Os suplementos multivitamínicos são amplamente comercializados e recomendados por especialistas atualmente. A suplementação para vegetarianos é a mesma que para qualquer outro grupo e, caso você opte por esse estilo de vida, basta seguir as orientações para ter uma boa qualidade de vida.

Gostou do post? Entre em contato conosco e descubra quais são os produtos adequados para seu caso!

Uma dica para você alcançar a sua melhor versão:

Como comprar?

Clique Aqui

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.