Suplementos alimentares: saiba se você precisa e aprenda como usar
Os suplementos alimentares são produtos bastante utilizados, principalmente, por quem malha com frequência e quer potencializar os resultados que pode obter com o treino. Eles podem auxiliar no emagrecimento, ganho de massa muscular ou de peso e até gerar energia, complementando a alimentação.
Mesmo sendo vendidos sem prescrição médica, é preciso conhecer um pouco mais sobre os suplementos alimentares antes de utilizá-los. Ainda tem algumas dúvidas sobre o assunto? Então continue a leitura do post e saiba mais!
O que são e como funcionam os suplementos alimentares?
Os suplementos alimentares são substâncias químicas que contêm fontes concentradas de elementos como vitaminas, proteínas, aminoácidos, entre outras. Ele atua como complemento da alimentação de pessoas consideradas saudáveis, mas com um consumo insuficiente de determinados elementos.
É importante lembrar: Esses produtos não agem como medicamentos, pois não tratam ou curam doenças e também não substituem alimentos.
Para quem eles são indicados e em qual situação?
Os suplementos alimentares são indicados para quem pratica atividades físicas, principalmente aquelas que são mais intensas, como acontecem com os atletas. Além de auxiliar no emagrecimento, na definição do corpo e no ganho de massa muscular, também geram benefícios à saúde.
Esses produtos são recomendados em casos de conservar nutrientes no corpo, colaborando para tornar a prática das atividades físicas mais efetivas, ou somente para suprir a carência de determinados nutrientes. Seja qual for a situação, é fundamental manter uma alimentação saudável e contar com o acompanhamento de um médico ou nutricionista.
Qual é a forma correta de usar os suplementos alimentares?
O modo como os suplementos alimentares devem ser usados pode variar de acordo com a finalidade que eles têm.
O consumo de suplementos que ajudam no emagrecimento, os termogênicos, deve acontecer antes ou depois das atividades físicas ou, no decorrer do dia, para manter a queima de gordura.
Já aqueles que contribuem para o ganho de massa muscular (à base de proteínas), devem ser ingeridos após a realização da atividade física, colaborando para diminuir o cansaço e a perda de massa muscular que acontecem ao longo do treino.
Os suplementos alimentares que atuam conferindo mais energia (normalmente à base de carboidratos, que são as fontes energéticas mais importantes para o organismo), por sua vez, devem ser consumidos antes da prática de exercícios físicos.
Quais são as contraindicações e os efeitos dos suplementos alimentares?
Os suplementos alimentares, de forma geral, não possuem contraindicações. Porém, se consumidos em excesso e sem orientação e acompanhamento profissional, podem ter efeitos negativos. Veja:
- aminoácidos: podem aumentar consideravelmente a quantidade de toxinas no fígado e nos rins;
- bebidas de recuperação e maltodextrina: podem causar intolerância gástrica e, em determinadas situações, gerar ganho de peso;
- creatina: pode contribuir para que os músculos fiquem inchados, pois leva à retenção de água e toxinas;
- aminoácidos e proteínas: podem desencadear problemas nos rins, aumentar a quantidade de ácido úrico no organismo e de gordura localizada;
- hipercalóricos: podem levar ao ganho de peso;
- minerais e vitaminas: podem contribuir para a formação de cálculos renais.
Embora o consumo de suplementos alimentares seja comum, não se esqueça de que eles devem ser prescritos por um médico ou nutricionista. Esses profissionais podem avaliar sua condição e indicar os produtos que realmente vão ser úteis para você.
Gostou do nosso post? As informações foram úteis para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais?
Onde encontrar?
Você encontrar produtos os itens mencionados neste link.