Suplementos para imunidade: 5 opções para fortalecer seu sistema imunológico

Ser saudável passa diretamente por ter um sistema imunológico forte. Sobretudo em meio à pandemia de Covid-19, a importância da defesa do organismo humano contra o novo Coronavírus foi pauta frequente na televisão e redes sociais. De qualquer maneira, essa necessidade sempre cumpriu um papel vital para o bem-estar das pessoas.

Para cuidar da imunidade, porém, não existe receita pronta, e sim determinadas práticas que, juntas, fazem efeito. Atividades físicas, sono regulado e tranquilo, equilíbrio emocional, controle do estresse e alimentação balanceada figuram como alguns dos principais hábitos, além dos suplementos para imunidade.

Ao longo do texto, é sobre o último exemplo que nos debruçamos. Afinal de contas, existem produtos muito eficientes no mercado para incrementar a atuação das células defensoras do corpo contra diversos patógenos. Trazemos uma lista com as cinco principais; confira!

1. Multivitamínicos

O primeiro elemento aparece nesta posição justamente porque entrega benefícios para pessoas com objetivos muito diferentes. Multivitamínicos costumam ser recomendados tanto para fisiculturistas quanto para sedentários, por exemplo.

Resultados de uma espécie de fusão entre uma série de minerais e vitaminas, eles fornecem nutrientes dos quais o organismo necessita. O produto estimula o sistema imunológico ao mesmo tempo em que favorece a defesa antioxidante, sem falar nos pontos positivos para ossos e funções neurológicas.

2. Extrato de própolis

Entre os principais suplementos para imunidade, talvez o extrato de própolis seja o menos conhecido. Mas não se engane: apesar disso, a substância pode ajudar bastante quem deseja fortalecer a defesa do corpo.

Sintetizado de forma natural por abelhas, esse nutriente tem alto poder anti-inflamatório e antisséptico. Portanto, funciona bem no tratamento de feridas e contra infecções, resfriados, gripes etc. O extrato de própolis existe em gotas, comprimidos e spray, e é encontrado facilmente em farmácias e lojas especializadas.

3. Vitamina C

A terceira posição da vitamina C nesta lista não significa o grau de importância dela para tornar mais forte a imunidade humana. Pelo contrário: é a substância de maior eficiência nessa tarefa. Com excelente poder antioxidante, ela combate radicais livres, estruturas que envelhecem as células do corpo.

E a vitamina C, além de tudo, é muito acessível. Afinal, marca presença em vários alimentos de alto consumo no Brasil, como laranja, limão, abacaxi, alface, acerola, cebola, alho, pimentão, morango e diversos outros, entre eles, claro, os suplementos para imunidade.

4. Vitamina D

Se a vitamina C é fácil de encontrar, não podemos dizer o mesmo da D. Apesar de também ser essencial, ela comumente vira pauta por figurar em índices baixos no organismo. Existem poucos alimentos ricos na substância: gema de ovo, sardinha e queijos são alguns.

Portanto, a melhor — e mais barata — opção para o fornecimento de vitamina D é o sol. Banhos solares na faixa das 8h e 10h ou depois das 16h, em um tempo somado de cerca de duas horas a cada semana, já bastam para que o corpo sintetize o nível correto da substância. Na ausência dessa possibilidade, os suplementos trabalham muito bem.

5. ZMA

Vitamina B6, zinco, cromo e magnésio formam o ZMA, suplemento valioso para o sistema imunológico. Os nutrientes se explicam: zinco e magnésio estão diretamente ligados à diminuição da tolerância a atividades físicas e ao fortalecimento das defesas.

Esse complexo, então, ajuda na operação do organismo e estimula um crescimento da quantidade de hormônios como androstenediona e androstenediol, vitais para a síntese da testosterona e para o ganho de massa muscular.

Os cinco suplementos para imunidade que conferimos no post podem fazer a diferença na sua autoproteção. Acrescentá-los ao dia a dia é importante para fortificar a própria defesa, garantindo saúde, qualificando a rotina e gerando bem-estar.

Aproveite a visita ao blog e conheça as opções de suplementos oferecidas pela Oficial Farma!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.