Veja os melhores suplementos para memória!

O cérebro é um órgão que precisa estar em constante nutrição para exercer sua função e evitar falta de atenção, envelhecimento precoce e prevenção de doenças. Para auxiliar nesse processo, os suplementos para memória têm sido cada vez mais procurados, pois eles repõem substâncias que são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro.

Esses suplementos contêm componentes como nutrientes, aminoácidos e vitaminas que, em quantidades suficientes, atuam no sistema cognitivo, proporcionando efeitos positivos. Por isso, tornam-se grandes aliados de pessoas que desejam melhorar seu rendimento em tarefas que exijam esforço mental e resultam em períodos de estresse e esgotamento.

Pensando nisso, separamos 6 suplementos que tem o potencial de auxiliar na disposição e combater a perda de memória. Confira a seguir!

Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo que pode ser encontrado em algas e peixes. Essa substância contribui no processamento de informações que vão para o cérebro, melhorando o desenvolvimento cognitivo e ajudando a aumentar a capacidade de aprendizagem. Além disso, o consumo de ômega 3 previne contra demência, AVC e a progressão do Alzheimer em idosos.

L-teanina ou teanina

Poderoso aminoácido encontrado no cogumelo (Xerocomus badius) e no chá verde, a teanina tem capacidade de prevenir disfunções cerebrais. A substância também tem o potencial de relaxar a mente, melhorar a qualidade do sono e ajudar no desempenho cognitivo, aumentando os níveis de concentração e prevenindo doenças hepáticas.

Fosfatidilserina

Esse é um fosfolipídio encontrado naturalmente no tecido neural. Quando ingerido na forma de suplementos para memória, ele contribui de maneira significativa, além de melhorar a concentração, cognição e aprendizagem. Ainda é comumente utilizado no tratamento de demência e Alzheimer, trazendo benefícios para a memória.

Creatina

É outro aminoácido que está presente no cérebro e nas fibras musculares, sendo utilizada na forma de suplemento principalmente por quem quer obter melhor rendimento nos exercícios esportivos. Também propicia um bom desempenho neural, melhorando a memória, especialmente em atividades que exijam velocidade de processamento.

Curcumina

É o composto ativo da cúrcuma, uma planta indiana utilizada na culinária. A curcumina traz diversos benefícios para o cérebro, reduzindo a compulsão desenvolvida pelo transtorno obsessivo compulsivo (TOC), aumentando os níveis de serotonina e dopamina e ainda auxiliando a manter uma boa memória e atenção em idosos saudáveis.

Gingko Biloba

É uma planta chinesa que tem como principal função auxiliar na circulação sanguínea do corpo, especialmente na região cerebral. Dessa forma, ela ajuda a proteger a formação de radicais livres que causam danos aos neurônios e ainda melhora a função cognitiva e evita o surgimento de Alzheimer.

Como escolher o suplemento para a memória mais adequado?

De um modo geral, os suplementos com os compostos acima podem fazer bem à saúde do cérebro e à memória, desde que as vitaminas e nutrientes estejam com níveis baixos no organismo. Por isso, é importante contar com a ajuda de um especialista para escolher o mais adequado, visto que por meio de exames é possível identificar a sua necessidade. Além disso, nem todos os suplementos possuem as mesmas fórmulas e, em alguns casos, podem conter substâncias alergênicas.

Diante disso, os suplementos para memória devem ser recomendados por um médico especialista, para que você possa obter os diversos benefícios de acordo com as suas necessidades nutricionais.

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Então entre em contato conosco e converse com um membro da nossa equipe. Será um prazer ajudá-lo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.