Quais são os principais tipos de pele? Entenda!

Quando se trata de produtos de skincare e maquiagem, muito se fala em tipos de pele. No entanto, você sabe como identificar qual é o seu? Esse passo é muito importante para escolher produtos adequados para deixar sua pele com um aspecto mais saudável e bonito, garantindo o efeito desejado.

Para ajudar você nessa tarefa, fizemos este post explicando um pouco mais sobre os tipos de pele e os cosméticos recomendados para cada caso. Continue a leitura e descubra como fazer o tratamento ideal para preservar e melhorar a sua cútis! Vamos lá?

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Pele normal

A pele normal apresenta uma textura saudável, pois produz a quantidade certa de gordura. Esse tipo de pele tem sebo e água de forma balanceada, sem excesso de brilho ou ressecamento.

Entre as principais características da pele normal, estão:

  • poros pequenos e pouco evidentes;
  • cor rosada e textura aveludada;
  • boa circulação sanguínea;
  • ausência de manchas.

Para esse tipo de pele, é recomendado seguir uma rotina que abrange limpeza, tonificação, hidratação e uso de proteção solar. Além disso, é muito importante utilizar produtos para prevenir o surgimento de rugas, principalmente na área dos olhos, mais propensa aos sinais do envelhecimento.

Pele oleosa

Peles oleosas apresentam uma maior produção de sebo, o que as deixa mais brilhosas e propensas ao surgimento de acne. Entre as causas do excesso de oleosidade estão o estresse, hormônios, dieta e a tendência genética.

Entre os sinais de pele oleosa, podemos destacar:

  • poros dilatados, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo);
  • aumento do brilho e oleosidade ao longo do dia;
  • surgimento de cravos e espinhas.

Para controlar a produção de sebo pela pele, recomenda-se utilizar produtos adstringentes em gel ou loção, com textura mais fluida. Evite cosméticos gordurosos — eles podem agravar o problema. Procure sempre por filtros solares e maquiagens com efeito mate, controle de brilho e não comedogênicos (que não estimulam o surgimento da acne).

Pele seca

A pele seca apresenta baixa produção de sebo e menor quantidade de água, o que pode ser agravado por fatores hormonais, envelhecimento, banhos muito quentes e condições climáticas desfavoráveis, como invernos secos e frios.

Pessoas com esse tipo de pele sofrem com:

  • pele áspera, sem brilho e opaca;
  • tendência à vermelhidão e coceira;
  • descamação.

Para diminuir o problema, é importante investir em hidratação com produtos cremosos e mais gordurosos, que vão aumentar o teor de água da pele e estimular a renovação celular. Além disso, é preciso se prevenir contra o aparecimento de rugas, que é mais intenso nesse tipo de pele.

Pele mista

Com excesso de produção de óleo na zona T e ressecamento nas bochechas e extremidades do rosto, pessoas com pele mista devem utilizar cosméticos específicos, que visam hidratar e controlar a oleosidade.

Evite adstringência em excesso, que pode ressecar ainda mais a pele, e cremes muito gordurosos, que podem estimular a produção de sebo e aumento de acne. Os melhores produtos para esse tipo de pele são os oil-free, com textura leve e não pegajosa.

Pele sensível

Ao contrário dos outros tipos de pele, a sensível não apresenta características diretamente relacionadas ao nível de hidratação e produção sebácea da derme: pessoas com pele sensível sofrem com reações alérgicas em contato com certas substâncias.

Coceira, descamação, vermelhidão e surgimento de manchas são alguns dos sintomas que podem surgir, comprometendo a barreira protetora da pele. Nesses casos, é importante evitar os fatores que desencadeiam sensibilidade e usar cosméticos específicos para peles sensíveis, com ação calmante e anti-irritante.

Conhecer os diferentes tipos de pele é fundamental para definir qual é o seu e utilizar os produtos e técnicas mais adequados. Dessa forma, é possível evitar problemas como excesso de gordura, ressecamento, vermelhidão e manchas.

Que tal começar a investir nos produtos certos de skincare agora mesmo? Entre em contato conosco e conheça os nossos produtos — esse é o segredo para ter uma pele sedosa e sempre bonita. Estamos esperando por você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.