
Tipos de treino na academia: força x hipertrofia x definição
Se você é um frequentador assíduo de academia, já deve ter percebido não há apenas um jeito de malhar. Há vários tipos de treino na academia e cada um leva a um resultado diferente. Que resultado você pretende ter na academia? Emagrecer, ter mais força, mais músculos ou exibir um corpo sarado? Qual treino é o ideal para alcançá-lo?
Para entender melhor sobre o assunto e atingir seus objetivos na musculação de uma maneira mais rápida e eficaz, continue com a leitura deste post. Aqui, você entenderá a diferença entre os principais tipos de treino e o que fazer para potencializá-los. Confira!
Treino de força
Como o próprio nome diz, esse tipo de treino tem como objetivo deixar o atleta mais forte e pode ser feito por qualquer pessoa, pois melhora o equilíbrio, coordenação motora, potência, agilidade e velocidade. Ou seja, melhora o desempenho no treino na academia, nas atividades diárias e, ainda, em outros esportes.
Como fazer um treino de força?
O ponto chave desse tipo de treino é trabalhar com o máximo de carga possível que a pessoa consegue erguer. Após realizar o aquecimento, você deve executar repetições com o peso máximo.
Com o decorrer do tempo, sentirá naturalmente que consegue aumentar a carga. Isso significa que está adquirindo força. É preciso fazer mais de 4 séries por grupo muscular e com velocidade lenta na realização do exercício.
Vale ressaltar que, por ser um treino de alta intensidade, deve durar apenas de 2 a 4 semanas. Caso contrário, poderá levar a um overtraining.
Que suplementos potencializam os resultados?
Confira os principais suplementos utilizados por atletas que desejam aumentar a força muscular:
- creatina;
- ZMA;
- cafeína;
- testosterona;
- vasodilatadores.
Treino de hipertrofia
Essa prática visa o aumento do tecido muscular, isto é, o aumento do volume dos músculos. Para isso, é preciso muito trabalho de força e poucas repetições. Para dar resultados, é fundamental ter disciplina no descanso.
Isso porque é nesse período que ocorre a regeneração das fibras musculares e, consequentemente, o aumento do seu volume.
Quais as características desse treino?
Para ganhar massa muscular, foque nos movimentos básicos e com grandes movimentos, como remada, supino, agachamento e puxada. Esse tipo de treino deve conter em média 8 exercícios diários, combinando os grupamentos musculares, de modo que cada grupo não seja exercitado mais de 3 vezes por semana.
Faça de 3 a 4 séries com 6 a 12 repetições. Os intervalos entre as séries devem ser de 30 segundos até 1 minuto. Os exercícios devem ser realizados de forma lenta.
Quais são os suplementos indicados para hipertrofia?
Os produtos mais utilizados por quem deseja aumentar os músculos são:
Treino de definição
Esse tipo de treino é voltado para evidenciar os músculos, com foco no emagrecimento e crescimento muscular. Então, é indicado para quem já treina há algum tempo e tem um volume satisfatório de massa muscular. No entanto, para que os músculos ganhem destaque, é preciso eliminar a camada de gordura que os cobre.
Como é o treino de definição?
Ele envolve um maior número de repetições, menos peso e menor tempo de intervalo. É feito por meio de treinamento em circuito que ativam diversos grupos musculares com duração média de 1 hora. Ou, ainda, por meio de descanso ativo, isto é, atividades aeróbicas, como corrida, no intervalo de outros exercícios.
Quais os suplementos indicados?
Se você deseja exibir um corpo bem definido e tonificado, anote quais produtos potencializam seus treinos:
- albumina;
- termogênicos;
- bloqueadores de gordura;
- CLA;
- L-Carnitina.
Saber qual é a forma ideal de atingir seu objetivo é a melhor maneira de conquistá-lo. Assim, agora que você já conhece os principais tipos de treino na academia, escolha qual é o ideal para conseguir os resultados que deseja. Não esqueça que é fundamental ter disciplina, tanto na musculação quanto em manter uma dieta equilibrada. Somente dessa forma você conseguirá o corpo que tanto deseja!
Quer receber mais dicas sobre como melhorar seu desempenho nos treinos? Então assine nossa newsletter para ficar por dentro dos melhores conteúdos!