Tipos de treino na academia: força x hipertrofia x definição

Se você é um frequentador assíduo de academia, já deve ter percebido não há apenas um jeito de malhar. Há vários tipos de treino na academia e cada um leva a um resultado diferente. Que resultado você pretende ter na academia? Emagrecer, ter mais força, mais músculos ou exibir um corpo sarado? Qual treino é o ideal para alcançá-lo?

Para entender melhor sobre o assunto e atingir seus objetivos na musculação de uma maneira mais rápida e eficaz, continue com a leitura deste post. Aqui, você entenderá a diferença entre os principais tipos de treino e o que fazer para potencializá-los. Confira!

Treino de força

Como o próprio nome diz, esse tipo de treino tem como objetivo deixar o atleta mais forte e pode ser feito por qualquer pessoa, pois melhora o equilíbrio, coordenação motora, potência, agilidade e velocidade. Ou seja, melhora o desempenho no treino na academia, nas atividades diárias e, ainda, em outros esportes.

Como fazer um treino de força?

O ponto chave desse tipo de treino é trabalhar com o máximo de carga possível que a pessoa consegue erguer. Após realizar o aquecimento, você deve executar repetições com o peso máximo.

Com o decorrer do tempo, sentirá naturalmente que consegue aumentar a carga. Isso significa que está adquirindo força. É preciso fazer mais de 4 séries por grupo muscular e com velocidade lenta na realização do exercício.

Vale ressaltar que, por ser um treino de alta intensidade, deve durar apenas de 2 a 4 semanas. Caso contrário, poderá levar a um overtraining.

Que suplementos potencializam os resultados?

Confira os principais suplementos utilizados por atletas que desejam aumentar a força muscular:

  • creatina;
  • ZMA;
  • cafeína;
  • testosterona;
  • vasodilatadores.

Treino de hipertrofia

Essa prática visa o aumento do tecido muscular, isto é, o aumento do volume dos músculos. Para isso, é preciso muito trabalho de força e poucas repetições. Para dar resultados, é fundamental ter disciplina no descanso.

Isso porque é nesse período que ocorre a regeneração das fibras musculares e, consequentemente, o aumento do seu volume.

Quais as características desse treino?

Para ganhar massa muscular, foque nos movimentos básicos e com grandes movimentos, como remada, supino, agachamento e puxada. Esse tipo de treino deve conter em média 8 exercícios diários, combinando os grupamentos musculares, de modo que cada grupo não seja exercitado mais de 3 vezes por semana.

Faça de 3 a 4 séries com 6 a 12 repetições. Os intervalos entre as séries devem ser de 30 segundos até 1 minuto. Os exercícios devem ser realizados de forma lenta.

Quais são os suplementos indicados para hipertrofia?

Os produtos mais utilizados por quem deseja aumentar os músculos são:

  • whey protein;
  • BCAA, um aminoácido que auxilia na regeneração muscular;
  • creatina;
  • maltodextrina.

Treino de definição

Esse tipo de treino é voltado para evidenciar os músculos, com foco no emagrecimento e crescimento muscular. Então, é indicado para quem já treina há algum tempo e tem um volume satisfatório de massa muscular. No entanto, para que os músculos ganhem destaque, é preciso eliminar a camada de gordura que os cobre.

Como é o treino de definição?

Ele envolve um maior número de repetições, menos peso e menor tempo de intervalo. É feito por meio de treinamento em circuito que ativam diversos grupos musculares com duração média de 1 hora. Ou, ainda, por meio de descanso ativo, isto é, atividades aeróbicas, como corrida, no intervalo de outros exercícios.

Quais os suplementos indicados?

Se você deseja exibir um corpo bem definido e tonificado, anote quais produtos potencializam seus treinos:

  • albumina;
  • termogênicos;
  • bloqueadores de gordura;
  • CLA;
  • L-Carnitina.

Saber qual é a forma ideal de atingir seu objetivo é a melhor maneira de conquistá-lo. Assim, agora que você já conhece os principais tipos de treino na academia, escolha qual é o ideal para conseguir os resultados que deseja. Não esqueça que é fundamental ter disciplina, tanto na musculação quanto em manter uma dieta equilibrada. Somente dessa forma você conseguirá o corpo que tanto deseja!

Quer receber mais dicas sobre como melhorar seu desempenho nos treinos? Então assine nossa newsletter para ficar por dentro dos melhores conteúdos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.