Como tonificar os músculos com apenas 3 dicas infalíveis

Os maiores objetivos de quem treina com disciplina é ganhar massa muscular e tonificar os músculos. Ao contrário do que muitos pensam, definir não é o mesmo que tonificar. A definição consiste em fazer com que os músculos apareçam e, para isso, é preciso diminuir o percentual de gordura.

Por sua vez, a tonificação é endurecimento da massa muscular. Isso é importante para dar suporte ao corpo e proteger as articulações contra as lesões durante a prática de exercícios. Por isso, separamos dicas valiosas que você deve seguir para tonificar os músculos de forma rápida e, assim, conseguir o shape que deseja. Anote aí!

1. Treine regularmente

Para desenvolver o tônus muscular, é preciso treinar regularmente, ter foco e disciplina. Afinal, ao ir à academia apenas uma ou duas vezes por semana, o corpo perde a função de tonificação. A quantidade ideal depende do seu tipo físico e dos resultados que pretende atingir, mas gira em torno de 3 a 5 treinos semanais.

Outro ponto importante é alternar os exercícios. Um erro bastante comum é focar apenas em um grupo muscular e esquecer os demais. Isso atrapalha todo o desempenho, pois o corpo queima mais calorias quando variamos as séries. 

Assim, ele acelera o metabolismo e contribui muito para a tonificação. Então, treine todas as regiões do corpo, mesmo as que você ache que não seja necessário definir.

2. Mantenha uma alimentação correta

Sem dúvidas, a alimentação é fundamental para obter os resultados de maneira efetiva e saudável. A proteína é um nutriente indispensável para potencializar a tonificação. Isso porque ela é responsável pela energia celular, queima de gorduras, evitam a fadiga muscular e recuperam as fibras dos tecidos.

A melhor proteína para tonificar os músculos é a dos ovos, da carne branca (como peru e peito de frango) e dos peixes vermelhos e brancos. Inclua também em seu cardápio, legumes e verduras como: brócolis, beterraba, espinafre, agrião, couve, repolho e almeirão.

Mas esse não é o único nutriente importante. A refeição ideal deve ser formada de 40% de proteína, 35% de carboidratos complexos (macarrão e arroz integrais, batata-doce, mandioca e taiá) e 25% de gordura boa (presente no azeite de oliva, gemas de ovos, abacate e sementes de gergelim e de girassol).

3. Use suplementos alimentares

Da mesma forma que a alimentação, a suplementação ajuda muito para potencializar a tonificação muscular, pois fornecem os nutrientes que muitas vezes é difícil encontrar nos alimentos na quantidade necessária. Os mais indicados são:

Whey Protein 

Trata-se de uma proteína de absorção rápida pelo organismo. Há três tipos de whey protein: concentrado, isolado e hidrolisado. O isolado passa por um processo de filtragem e é o mais indicado para tonificar os músculos.

Termogênicos 

Também conhecidos como queimadores de gordura, aceleram a definição muscular, dão mais energia e disposição para os treinos e, ainda, promovem a sensação de saciedade, diminuindo o apetite.

Creatina 

Esse produto potencializa o desempenho físico, aumentando a força muscular, proporcionando treinos mais intensos e ajudando no aumento de volume dos músculos;

L-carnitina 

Potencializa o uso de gordura corporal como fonte de energia. Desse modo, ajuda a reduzir até mesmo as gorduras localizadas, tão difíceis de serem eliminadas. Também melhoram a capacidade física durante o treino.

Como você viu, é preciso ter bastante disciplina para tonificar os músculos. Mas, com as dicas deste post, certamente você conseguirá acelerar a conquista dos resultados que deseja. Também vale a pena contar com a ajuda de um profissional, que elaborará um treino específico para o seu perfil!

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